Encontro teve o tema sobre os "Aspectos jurídicos - Antirracistas" | Crédito: Angelo Pieretti/FGF
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou na tarde desta quarta-feira (23) a última ação do Programa Avançado de Inteligência Racial Desportiva para o público interno da entidade. Trata-se da primeira etapa do projeto iniciado em agosto com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo. Ao longo do próximo ano, serão realizadas novas ações.
Nesta ocasião, a palestra foi conduzida pela advogada e professora Luana Pereira da Costa. A pedagoga e CEO da Ayo Livros e Brinquedos, Fernanda Oliveira, e a psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros, também estiveram presentes.
O encontro teve como tema "Aspectos jurídicos - Antirracismo" e contou com a apresentação das principais leis antirracistas, crimes de racismo, desafios nas aplicações das leis e como realizar uma denúncia.
O projeto tem como objetivo usar o esporte como linguagem universal em nome do respeito, da diversidade e da luta antirracista, além do letramento racial, para excluir do vocabulário termos preconceituosos utilizados diariamente. A duração inicial da iniciativa é de 18 meses e também prevê a criação de um "Manual Antirracista Dentro do Futebol".
Veja os temas dos encontros:
- Apresentação do projeto para os funcionários da FGF
- Narrativas Antirracistas: como construir uma pauta que olhe para história de um povo
- Raça, colorismo e expressões racistas
- Afinal, o que são vieses inconscientes?
- Movimento negro e resistência
- Aspectos jurídicos - Antirracismo