Futebol Feminino - Lista das convocadas para o Campeonato Brasileiro 2017

10 FEV 2017 13:57

Em reunião ocorrida na noite de ontem, terça-feira (07), às 18h30min na Federação Gaúcha de Futebol - FGF, a Comissão Técnica da Seleção da Associação Gaúcha de Futebol Feminino – AGFF, reuniu-se com os dirigentes do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio Football Porto Alegrense, com dirigentes dos clubes do interior do Estado que participaram do Estadual Feminino 2016, com pais e com as atletas convocadas pela AGFF para disputarem o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2017, Série A1, através da parceria AGFF/Grêmio.

 

O evento foi aberto com a fala do presidente da FGF, Francisco Novelleto, que salientou da importância ímpar dessa parceria entre a AGFF e o Grêmio para alavancar o futebol feminino do Estado, visto o Rio Grande do Sul, pela primeira vez, estar disputando o Brasileiro Feminino da CBF, o que trará grandes responsabilidades a todos os envolvidos. “Uma oportunidade única para fazer história no futebol feminino do Rio Grande do Sul”. Noveletto pediu empenho máximo, da mesma forma que ele está tendo, pois conforme frisou “estou matando no peito, pois acredito muito no crescimento da categoria, e tanto a AGFF, quanto o Grêmio, estão de parabéns por esta grande iniciativa”.

 

Após a fala da FGF, o presidente da AGFF, Carlos Alberto de Souza, o Professor Neco, conduziu os trabalhos fazendo uma breve apresentação do projeto, procurando sanar todas as dúvidas, que por ventura, pairassem nas cabeças dos atletas, dirigentes e familiares presentes. De acordo com ele, “é um sonho que estamos realizando, um sonho que agora virou realidade e que vai abrir muitas portas para o futebol feminino, e, consequentemente, para todas as atletas, hoje através do Grêmio, mas que pelo trabalho realizado pela AGFF, poderia muito bem ser pelo Inter, pelo Atlântico de Erechim, pelo Cruzeiro de Cachoeirinha (estes dois últimos presentes no Ranking Feminino da CBF), pelo Brasil de Pelotas, enfim, por qualquer equipe feminina do Estado”. Neco frisou sobre a diferença que há entre o futebol feminino e o masculino, principalmente aqui no estado, onde para o crescimento, não deve e não pode nunca ter uma “grenalização”, mas uma união de esforços entre todas as equipes.

 

Segundo Julio Tito, o “Yura”, ex-jogador e Diretor do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio, o clube se sente honrado e agradecido em participar desta história no futebol gaúcho. “Este é um momento ímpar para a comissão técnica da AGFF, para o Grêmio e para todas as atletas. O futebol feminino será lembrando na história do futebol brasileiro e no mundo. A Instituição Grêmio fez essa parceria por acreditar no projeto da AGFF e, a partir daí, poder iniciar um futuro grandioso e promissor no futebol feminino do clube tricolor”. Yura fez questão de deixar claro que após o Campeonato Brasileiro a parceria se encerra, e todas as jogadoras retornam para os seus clubes de origem, não ficando com nenhum vínculo entre atletas e Grêmio, mas com as portas abertas, podendo ou não haver negociação futura, dependendo dos resultados do trabalho e empenho de cada um.

 

O início de temporada será intenso para equipe da Seleção Gaúcha de Futebol Feminino, já que o campeonato se inicia no próximo dia 12 de março. A parceira com o Grêmio Futebol Porto Alegrense, foi consolidada há 20 dias atrás, em reunião com representantes e demais diretores de ambas as instituições.  Os treinos iniciam já nesta semana, onde nas terças e sextas de fevereiro, pelo turno da noite, ocorrendo no campo principal no Parque Marinha, aos sábados em turno integral e domingos em meio turno no CT em Eldorado do Sul. A partir de março, os treinos saem do Parque Marinha e passam a serem realizados no CT Cristal. Cada atleta receberá alimentação, transporte, ajuda de custos, material de treino e, as atletas vindas do interior, hospedagem no Hotel Tri, localizado no Centro Histórico em frente ao Colégio Sevigné.

 

Abaixo como ficaram os Grupos da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, a fórmula, bem como a lista com as atletas convocadas e a Comissão Técnica da AGFF/Grêmio: