Futebol feminino
Futebol Feminino volta a ser pauta em reunião com a deputada Franciane Bayer

17 JUN 2021 17:31


Crédito: FGF / DVG

Com o futebol feminino em pauta, o presidente Luciano Hocsman voltou a receber nesta quinta-feira (17) a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF para tratar sobre incentivos à modalidade. Franciane é autora da Lei 15.416/2019, que destina 5% do patrocínio de empresas públicas ao futebol profissional masculino para a modalidade feminina. A lei ainda aguarda regulamentação. 

A FGF também apresentou oficialmente a ex-jogadora Gabriela Luizelli como responsável pelo Departamento de Futebol Feminino da entidade. Durante o encontro, ela mostrou um panorama do futebol feminino no mundo e os projetos da Federação para a categoria.

- Temos total convicção no potencial do futebol feminino. A criação do departamento visa justamente dar a atenção necessária para a categoria e suas competições - afirmou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.


Crédito: FGF / DVG

O Gauchão feminino é organizado pela FGF deste 2018. Para este ano, foi confirmada a realização de mais uma edição da competição, prevista para iniciar em setembro. A projeção é de que o campeonato tenha entre seis e oito equipes.

Também participaram do encontro o secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, e o assessor parlamentar Aryan Morais.

Avanço nacional 

O tema também foi tratado nacionalmente nesta quinta-feira. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o projeto que destina 10% do valor voltado ao patrocínio desportivo por empresas de direito público ao futebol feminino (PL 6362/19). A proposta tem análise conjunta com o Projeto de Lei 1484/19, sobre o mesmo assunto, mas com porcentual de 5%. O relator Alexandre Frota (PSDB-SP), no entanto, preferiu adotar a proposta dos 10%.