A bola vai rolar para disputa do Gauchão Sub-17 A2 2024 a partir deste sábado (20). O campeonato contará com a participação de nove equipes. Inicialmente previsto para começar em maio, a competição teve de ser adiada em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Agora, o Gauchão tem início neste sábado e o término no dia 19 de outubro. Esta será a segunda edição do Estadual da categoria após a implementação do ranking FGF das Categorias de Base.
Os nove times estão divididos em dois grupos. O Grupo A é composto por Atlético Carazinho, Cruzeiro de Santiago, Uruguaiana e Ypiranga. Já o Grupo B tem Brasil-Far, Esportivo, Glória, Pinheiros e Pelotas.
Na primeira fase, as equipes jogam entre si, dentro de cada grupo, em turno e returno. Os dois melhores colocados de cada chave avançam às semifinais. Os duelos de semifinais e finais serão disputados em jogos de ida e volta. O campeão e o vice-campeão garantem acesso ao Gauchão Sub-17 A2 2025.
Título dividido na primeira edição
Em 2023, Inter-SM e Lajeado dividiram o título da primeira edição do Gauchão Sub-17 A2. A decisão foi tomada em conjunto pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF e os clubes devido aos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, em especial a região do Vale do Taquari, no segundo semestre do ano passado. Lajeado, cidade em que seria disputada a grande decisão, foi uma das localidades mais atingidas. Os dois times garantiram o acesso e disputaram o Gauchão Sub-17 A1 deste ano.