Cinco jogos completaram a quinta rodada do Gauchão Ipiranga 2023 neste domingo (05). Os resultados trouxeram reflexos sobretudo na parte superior da tabela. Quatro equipes estão empatadas com oito pontos cada, deixando ainda mais acirrada a disputa pelo G-4.
CONFIRA A TABELA COMPLETA
Um dos destaques do dia foi o Caxias, que venceu o Clássico da Polenta diante do Esportivo, saltou três posições e ingressou na zona de classificação. Agora, tem oito pontos, assim como São José, Avenida e Brasil, todos eles apenas um ponto atrás do vice-líder Internacional, que empatou com o Novo Hamburgo - o Grêmio, que jogou no sábado, abriu seis pontos na liderança.
Veja detalhes das partidas:
CAXIAS 3 x 1 ESPORTIVO - O Caxias controlou a partida e abriu o placar logo aos 10 minutos no estádio Centenário. Bustamante cobrou pênalti no alto, sem chances para Copetti: 1 a 0. Aos 20, Jean Dias lançou Eron, que tirou do goleiro e ampliou. Na etapa final, Jean Dias seguiu como garçom grená e cruzou para Diego Rosa cabecear: 3 a 0. O Esportivo descontou nos acréscimos, com João Gabriel, de cabeça.
YPIRANGA 3 x 2 JUVENTUDE - Muitos gols no duelo disputado no Colosso da Lagoa, em Erechim. Aos seis, Rodrigo Rodrigues abriu o placar para o Juventude cobrando pênalti. Aos 10, Bruno Baio empatou para o Ypiranga, também em penalidade. O Jaconero voltou à frente novamente contando com o oportunismo de Rodrigo Rodrigues. O Canarinho reagiu na etapa final. Aos 15, Bruno Baio cobrou o terceiro pênalti do jogo para empatar. A virada aconteceu aos 28. Matheusinho fez bela jogada aplicando dois chapéus antes de Jhonatan Ribeiro completar de cabeça: 3 a 2.
AVENIDA 1 x 0 SÃO LUIZ - Jogando em casa, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, o Avenida teve mais posse de bola na primeira etapa, mas encontrou dificuldades em criar chances. Até que, aos 39 minutos, Micael foi derrubado na área e a arbitragem marcou pênalti. Carlos Henrique chutou forte no meio e abriu o placar para o Periquito: 1 a 0. Na etapa final, cada equipe teve um atleta expulso. O São Luiz passou a pressionar, e o Avenida resistiu para garantir mais uma vitória como mandante.
SÃO JOSÉ 0 x 0 BRASIL - O Brasil até teve a melhor chance do primeiro tempo no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre. Rone obrigou Fábio a espalmar chute forte. No entanto, o Xavante ficou com um a menos devido à expulsão de Germano. Depois disso, o São José se lançou ao ataque. Zé Andrade, livre na pequena área, perdeu ótima chance ao não alcançar a sobra da jogada. O Brasil teve mais um expulso no segundo tempo. Desta vez, Chicão deixou o campo. Mesmo com dois a mais, o Zeca não conseguiu furar o bloqueio rival.
NOVO HAMBURGO 0 x 0 INTERNACIONAL - Jogando no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, o Internacional teve as melhores chances. Wanderson desperdiçou duas ótimas oportunidades, uma de cabeça e a outra entrando de carrinho na pequena área. Já na reta final da partida, Alan Patrick quase marcou um belo gol ao fazer fila na zaga adversária. O goleiro Maticoli espalmou, e a bola ainda tocou a trave. Deu tempo de o Novo Hamburgo assustar os colorados. Nos acréscimos, Kesley subiu sozinho em cobrança de escanteio e errou o alvo.
Créditos galeria:
Luiz Erbes / Caxias
Enoc Jr / Ypiranga
Lucas Dornelles / São Luiz
Eduardo Torres / São José