VAR
Gre-Nal terá tecnologia inédita do VAR com uso de câmeras exclusivas

Diego Guichard
02 ABR 2021 10:45

O Gre-Nal do próximo sábado (3), marcado para às 22h15min, na Arena, pela Rodada dos Clássicos Dufrio do Gauchão Ipiranga 2021, terá uma tecnologia inédita em se tratando de VAR. Solicitada pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF, o clássico servirá como o primeiro teste para a utilização de câmeras exclusivas da entidade. O objetivo é o de melhorar a leitura do árbitro de vídeo, com imagens mais precisas para minimizar ainda mais a chance de erros. 

- Toda ajuda possível para reduzir erros é bem-vinda. Em se tratando de VAR, poderemos ter a certeza que trabalharemos com o melhor sistema disponível. E nada melhor do que testar uma tecnologia de ponta em um Gre-Nal - avalia o presidente da FGF, Luciano Hocsman. 

Geralmente, a tecnologia do VAR é mapeada pelas câmeras 6 e 7 do estádio, responsáveis pelas linhas de impedimento. Agora, a operação da empresa Hawk-Eye também utilizará as imagens da câmera 1, a principal do jogo, e de outras duas exclusivas da CBF, localizadas do lado oposto do campo, fixadas na linha do gol. Com maior número de câmeras, será possível reduzir os chamados "pontos cegos" de campo. O cruzamento de todas as imagens proporcionará uma leitura em terceira dimensão.

Somente os árbitros de vídeo terão acesso a essas imagens exclusivas. Caso essas câmeras da CBF sejam utilizadas para algum lance decisivo, após a revisão do lance, o sinal será enviado para transmissora de TV também terá a possibilidade de exibição em tempo real.   

Após o Gre-Nal, a tecnologia também será testada na  Supercopa do Brasil, marcada para o próximo dia 11, em duelo  que reúne os campeões do Brasileirão (Flamengo) e Copa do Brasil (Palmeiras). A ideia é implementar as câmeras extras para todas as competições da CBF que utilizam o VAR.