Grandes Histórias Passam Por Aqui
Grêmio e Inter disputam o título de número 101 do Gauchão; relembre todos os campeões

21 MAI 2021 13:51:00


Crédito: Max Peixoto / FGF, DVG

Grêmio e Inter irão disputar no próximo domingo, às 16h, na Arena, a taça do Gauchão Ipiranga 2021. Será o título de número 101 da principal competição estadual, já cravada na história do esporte gaúcho. Abaixo, a Federação Gaúcha de Futebol - FGF relembra todos os campeões

Confira como foi o jogo de ida da decisão

Tão tradicional, o Gauchão é sinônimo de luta, de raça. Não é à toa que o futebol gaúcho é conhecido pelo estilo acirrado, mas também pelo protagonismo. Por tudo isso, a conquista do estadual também pode ser considerada um feito gigante. 

- A base do futebol brasileiro é formada pelos Estaduais. O Campeonato Gaúcho está entre os três mais valorizados do Brasil e isso, por si só, já nos dá a dimensão da importância da conquista do título do Gauchão. Temos um futebol competitivo e de muito protagonismo. Conquistar o Estadual do RS e, consequentemente, escrever seu nome na história do futebol gaúcho é algo de imenso destaque e deve orgulhar todo e qualquer clube, atleta, torcedor e dirigente - avalia o presidente da FGF, Luciano Hocsman. 

FGF completa 103 anos 

O Inter é o maior campeão do estadual, com 45 títulos, assim como também é o clube com a maior sequência de vitórias - o octacampeonato entre 1969 e 1978. Por outro lado, não vence o Gauchão desde 2016 e quer recuperar a hegemonia.

Já o Grêmio é o clube com maior número de participações, com 79. Agora, tem a chance de conquistar o título de número 40 e reduzir a distância para o rival. O Tricolor tenta erguer a taça regional pelo quarto ano consecutivo.

O início de uma história