Cristaldo marca seu primeiro gol pelo Grêmio e abre o placar na Arena | Crédito: Lucas Uebel|Grêmio F.B.P.A
Mais três partidas válidas pela sétima rodada foram realizadas neste domingo (12). À tarde, o Grêmio venceu o Avenida por 2 a 0, na Arena, e encaminhou a classificação para as semifinais do Gauchão Ipiranga 2023. Para o Tricolor confirmar a vaga antecipada, o São José não pode vencer o Juventude, nesta segunda-feira (13), no Alfredo Jaconi.
No Estádio Centenário, o Caxias venceu o São Luiz de virada por 3 a 1. A equipe Grená se mantém em quarto lugar, com 12 pontos. À noite, o Ypiranga venceu o Aimoré por 2 a 1 fora de casa e retomou a vice-liderança, com 13 pontos. O Canarinho tem a mesma pontuação do Internacional, com uma vitória a mais.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO
A oitava rodada começa na próxima quinta-feira (16). O Caxias visita o Novo Hamburgo, às 21h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Já o Aimoré vai ao Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, para enfrentar o Juventude, às 21h30. No sábado (18), o São Luiz recebe o Grêmio, no 19 de Outubro, em Ijuí, às 16h30. Fechando a rodada, dois jogos às 19h. O Ypiranga recebe o Brasil, no Colosso da Lagoa, em Erechim. O Avenida recebe o Esportivo, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
Veja detalhes das partidas:
Grêmio 2 x 0 Avenida - De olho na classificação antecipada para as semifinais do Gauchão, o Grêmio teve maior controle de bola na partida, mas encontrou o Avenida bem postado defensivamente e apostando nos contra-ataques. As melhores oportunidades da primeira etapa vieram do Periquito, com Garré. A primeira em cobrança de falta defendida por Adriel. A segunda em chute de fora da área. O Tricolor voltou melhor para a segunda etapa. Aos 11, o Grêmio cobrou falta rapidamente. Pepê tocou para Suárez e o centroavante serviu Cristaldo, que só empurrou para o fundo da rede: 1 a 0. O Avenida teve dois atletas expulsos. Com isso, o Tricolor impôs a pressão e acumulou oportunidades. Já nos acréscimos, Suárez arriscou de longe. O goleiro Rodolfo defendeu, mas deu rebote. Na sobra, Everton Galdino foi oportunista e garantiu a sétima vitória gremista em sete jogos na competição: 2 a 0.
Caxias 3 x 1 São Luiz - A partida começou bastante movimentada no Centenário. Fora de casa, o São Luiz abriu o placar primeiro. Aos 11 minutos, Lucas Evangelista cruzou forte, Maurício se esforçou e impediu a bola de sair para cruzar rasteiro. Bem posicionado, Édipo completou dentro da pequena área. Aos 15, Jean Dias foi derrubado na área e a arbitragem marcou pênalti. O próprio atacante cobrou e igualou o placar: 1 a 1. Aos 25, Marlon roubou na intermediária e arriscou de longe. A bola carimbou a trave de Rafael Roballo. Com o goleiro caído, Marlon mandou a sobra por cima do gol. Na abertura da segunda etapa, Peninha pegou sobra do cruzamento e virou o jogo para a equipe grená, com gol de voleio: 2 a 1. O Caxias seguiu no ataque e acumulou oportunidades em busca do terceiro gol. Nos acréscimos da partida, Marcão recebeu na área e tocou no canto do goleiro para fechar a conta: 3 a 1.
Aimoré 1 x 2 Ypiranga - Disposto a deixar a zona de rebaixamento, o Aimoré começou pressionando, mas a primeira oportunidade foi do Ypiranga. Erick arrancou em velocidade, ganhou da marcação e chutou da entrada da área. A bola passou próxima à trave. Aos 33 minutos, Wesley Pacheco fez boa jogada pela direita e cruzou para o estreante Gustavo Poffo abrir o placar para o Índio Capilé. Na reta final do primeiro tempo, a arbitragem assinalou pênalti para o Canarinho. Erick cobrou e empatou a partida: 1 a 1. Aos nove da segunda etapa, o Aimoré errou na saída de bola e Matheusinho chutou no meio para defesa de William. O Ypiranga pressionou e acumulou oportunidades. Aos 45, Leandro Córdova driblou o marcador na área e cruzou rasteiro. Milani tentou cortar e mandou contra a própria meta: 2 a 1.
Texto de Angelo Pieretti sob supervisão de Christiane Matos
Créditos da galeria:
Vitor Soccol/S.E.R Caxias
Enoc Jr./Ypiranga F.C