Pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, o Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Flamengo na noite desta quarta-feira, em duelo disputado no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Arrascaeta, de pênalti, marcou o único gol da partida. Com o resultado, o Tricolor, que já havia perdido o confronto de ida por 2 a 0, encerrou a sua participação na Copa do Brasil. Agora, os gaúchos voltam suas atenções para disputa do Campeonato Brasileiro. O Grêmio volta a campo no domingo (20), às 16h, para enfrentar o Santos na Vila Belmiro, pela rodada de abertura do returno.
O jogo:
Mesmo com a vantagem de dois gols no placar agregado, o Flamengo tomou a iniciativa e foi para o ataque. Aos seis minutos, Gerson cruzou da esquerda, Bruno Henrique cabeceou e Gabriel Grando salvou o Grêmio. Após o susto, o Tricolor encaixou a marcação, cresceu na partida e chegou mais ao ataque. Aos 27, Bitello recebeu na área, chutou e Matheus Cunha segurou firme. Aos 29, os gaúchos quase marcaram. Bitello tabelou com Suárez, invadiu a área e bateu forte, porém Matheus Cunha fez grande defesa, salvando o Flamengo. Aos 35, Reinaldo cruzou da esquerda e Rodrigo Ely cabeceou sobre a meta. O Rubro-Negro voltou a atacar no final do primeiro tempo. Aos 42, Arrascaeta finalizou da entrada da área e Gabriel Grando espalmou para escanteio.
Precisando de gols para se classificar, o Grêmio voltou mais ofensivo para o segundo tempo. Aos três minutos, Suárez recebeu lançamento, chutou de primeira mas sem força e Matheus Cunha defendeu. Aos sete, Cristaldo deu assistência para Suárez. O uruguaio finalizou e Matheus Cunha espalmou. O gol quase saiu aos 13, quando Ferreira arriscou de fora da área e carimbou a trave. Apesar da superioridade gremista, foi o Flamengo quem inaugurou o placar. Aos 24, após cobrança de escanteio, Léo Pereira cabeceou e a bola bateu no braço de Rodrigo Ely. Depois de consultar o VAR, o árbitro Bráulio Machado marcou pênalti. Arrascaeta cobrou e converteu para os mandantes. O Grêmio ainda tentou uma reação. Aos 34, Reinaldo cobrou falta e Rodrigo Ely cabeceou para as redes. Contudo, a arbitragem assinalou impedimento do zagueiro gremista. Depois disso, o Flamengo administrou a vantagem até o apito final.