Grêmio levou a melhor por 8 a 7 nos pênaltis e ficou com a taça | Foto: Max Peixoto/FGF
O Grêmio é campeão da primeira edição do Gauchão Sub-13. O título veio com a vitória por 8 a 7 nos pênaltis sobre o Inter, após derrota por 3 a 1 no tempo normal, pelo jogo de volta da final, disputado na tarde desta quinta-feira (12), no CT Hélio Dourado. Como havia vencido por 2 a 0 o duelo de ida, o revés por dois gols de diferença levou a decisão para os pênaltis. Durante os 60 minutos de partida, Gabriel Keven abriu o placar para o Tricolor, enquanto Kelwin, Asafe e Brener viraram para o Colorado.
A equipe gremista fecha o campeonato com uma campanha de nove vitórias e uma derrota. O Tricolor também ficou com o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Foram 55 gols marcados e apenas quatro sofridos.
O jogo:
Mesmo com a vantagem no placar agregado, o Grêmio começou atacando. Aos 10 minutos, Gabriel Keven arriscou de fora da área e colocou o Tricolor na frente. O Inter reagiu e foi em busca do empate. Aos 15, Brener cobrou falta na área, o goleiro Alisson espalmou e Kelwin aproveitou o rebote para empatar. Aos 28, Kelwin cruzou da direita, Asafe se antecipou à marcação e tocou na saída de Alisson para virar o jogo.
Na segunda etapa, o Inter seguiu no ataque. Aos sete minutos, Brener cobrou falta da direita e mandou direto para o gol, fazendo o terceiro para o Colorado. Depois de sofrer o gol, o Grêmio tentou a reação. Aos 21, Gabriel Keven cobrou falta e carimbou o travessão. Com a vitória colorada por dois gols de diferença, a decisão foi para os pênaltis.
Grêmio vence nos pênaltis
As duas equipes acertaram as sete primeiras cobranças da série. Até que no oitavo chute do Inter, o goleiro Alisson defendeu a cobrança de Gustavo e garantiu o título para o Grêmio.
Novidade do Cartão Azul
O Gauchão Sub-13 contou com uma novidade. Em comum acordo com os clubes, foi decidido em Conselho Técnico Extraordinário que, além dos cartões amarelos e vermelhos, os jogadores poderiam ser advertidos com o Cartão Azul. Em caso de recebimento do cartão, o jogador punido ficava fora da partida durante seis minutos, podendo retornar ao campo de jogo após decorrido o tempo da punição. Ao longo da competição, foram aplicados três cartões azuis.