Em um duelo emocionante, o Grêmio venceu o Bahia por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, na noite desta quarta-feira (12), pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, disputado na Arena, em Porto Alegre. Durante os 90 minutos, os baianos saíram na frente com Everaldo, mas os gremistas empataram com Villasanti. Com o resultado, o Tricolor Gaúcho está classificado para as semifinais da competição. O adversário da próxima fase será o Flamengo, que eliminou o Athletico-PR. Os mandos de campo das semifinais serão definidos em sorteio.
O jogo:
A partida começou com uma hora de atraso, devido à forte chuva que caia em Porto Alegre. Com bola rolando, o Grêmio tomou a iniciativa e partiu para o ataque. Aos quatro minutos, Reinaldo recebeu passe de Suárez e chutou cruzado pela linha de fundo. Aos 12, após cobrança de escanteio, Carballo desviou de cabeça e Marcos Felipe fez grande defesa. Depois disso, o Bahia cresceu na partida e respondeu aos 24. Ademir avançou em velocidade pela direita e cruzou para Everaldo. O atacante finalizou e o zagueiro Bruno Uvini salvou os gremistas. Aos 29, o Tricolor Gaúcho voltou a assustar. Reinaldo cobrou escanteio e Bruno Uvini cabeceou com perigo à direita do gol. A melhor chance do Grêmio foi aos 36. Bitello escapou pela direita, chutou e a bola bateu no braço de Acevedo dentro da área. Pênalti. Cristaldo cobrou e Marcos Felipe espalmou para escanteio. Aos 50, quando o primeiro tempo se encaminhava para o final, Everaldo recebeu na esquerda, arrematou de fora da área e acertou o ângulo de Gabriel Grando para abrir o placar.
Precisando reverter o prejuízo, o Grêmio foi para cima na segunda etapa. Aos sete minutos, Bitello chutou rasteiro e Marco Felipe espalmou para linha de fundo. O Bahia assustou aos nove, Kayky avançou pelo meio, finalizou e Gabriel Grando segurou firme. Os gaúchos voltaram ao ataque aos 14. Cristaldo deu assistência para Ferreira, que arrematou com força, mas o zagueiro Gabriel Xavier afastou o perigo. Pouco depois, Cristaldo fez lançamento longo para Suárez. O atacante uruguaio cabeceou e Marcos Felipe fez grande defesa, salvando os baianos. A insistência gremista foi recompensada aos 26. Ferreira fez jogada individual pela esquerda e cruzou para Villasanti bater de primeira e empatar a partida. Após a igualdade, o Grêmio seguiu atacando buscando a virada, contudo cedia espaços ao time do Bahia. Em dois contra-ataques perigosos, os visitantes acertaram o travessão em finalizações de Lucas Mugni, aos 40, e Ademir aos 43. Um minuto depois, foi vez dos gaúchos acertarem a trave, em chute colocado de Suárez. A persistência do empate levou a decisão para os pênaltis.
Gabriel Grando brilha nas penalidades
Na série de cinco cobranças, Reinaldo, Ferreira e Villasanti anotaram para o Grêmio, enquanto Bruno Alves acertou o travessão e Bitello chutou para a fora. Pelo Bahia, Cauly, Everaldo e Yago Felipe marcaram para o Bahia. Cicinho parou em Gabriel Grando e Acevedo mandou para fora. Nas alternadas, André converteu para o Tricolor Gaúcho e na sequência, Gabriel Grando defendeu a cobrança de Gabriel Xavier, garantindo a classificação gremista.