
Tricolor conquista o Gauchão Sub-17 A1 pela 12ª vez | Foto: Luiz Erbes/FGF
O Grêmio conquistou o título do Gauchão Sub-17 A1 2025 após vencer o Juventude por 5 a 1, pelo jogo de volta da final, realizado na tarde deste sábado (12), no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. Harlley, Izaac Lobato, Danillo (2x) e Benjamin anotaram os gols do Tricolor, que também havia vencido o jogo de ida, realizado no último sábado (05), no CT Hélio Dourado, por 1 a 0. Nicolas Begliardi descontou para o Papo. A gurizada gremista encerra a campanha com 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Ao longo da competição, foram 54 gols marcados em 13 jogos disputados. Esta foi a 12ª conquista estadual do Grêmio na categoria Sub-17.
O jogo
Em busca de reverter o placar adverso conquistado na partida de ida, o Papo colecionou as principais oportunidades de gol no início do primeiro tempo. Aos 16 minutos, após desvio na cobrança de escanteio, Hiago testou firme e parou em grande defesa de Vitão. Nicolas Begliardi, capitão do Juventude, acertou o travessão em cobrança de falta, aos 35 minutos da etapa inicial. Em contra-ataque rápido, no lance seguinte, João Borne quase abriu o placar para o Tricolor após driblar os defensores e chutar mascado, em cima do goleiro Guilherme. Harlley anotou o primeiro gol da partida, aos 42 minutos do primeiro tempo, após assistência de João Borne. O Grêmio ampliou ainda na primeira etapa, aos 48 minutos, com Izaac Lobato, que aproveitou o rebote na cobrança de escanteio.
Logo no primeiro ataque do segundo tempo, com um minuto de jogo, o Grêmio quase anotou o terceiro. Após jogada individual pela direita, Harlley recebeu na primeira trave e assistiu João Borne, que chutou travado pela defesa. Após cobrança de falta de João Borne, aos cinco minutos, Danillo concluiu de fora da área, sem chances para o goleiro, e ampliou o marcador. A primeira oportunidade do Papo na etapa final foi aos 10 minutos, novamente com Hiago. O centroavante recebeu dentro da área e chutou em cima do goleiro Vitão. Aos 38 minutos, Benjamin recebeu livre na entrada da área e chutou colocado para anotar mais um gol para o Tricolor. O árbitro assinalou pênalti para o Juventude aos 41 minutos, após toque de mão dentro da área gremista. Na cobrança, o capitão Nicolas Begliardi deslocou o goleiro e diminuiu o marcador. Danillo, mais uma vez de fora da área, chutou no ângulo esquerdo do goleiro Guilherme, aos 46 minutos do segundo tempo, para dar números finais à partida.