Os dois últimos capítulos do Gauchão Série A2 Esportes da Sorte começam a ser escritos neste domingo (20), às 15h, quando Guarany e Santa Cruz se enfrentam no Estádio Estrela D´Alva, em Bagé, pelo jogo de ida das finais. As duas equipes já garantiram o acesso ao Gauchão 2024. O duelo de volta está marcado para o próximo domingo (27), às 15h, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz. As partidas decisivas serão transmitidas pelo Canal Duda Garbi no YouTube e pela FGF TV.
Vice-campeão da Divisão de Acesso em 2021, o Guarany chega à decisão pela segunda vez em três anos. O Índio de Bagé encerrou a primeira fase na vice-liderança do Grupo B com 24 pontos. Nas quartas de final, o time eliminou o União Frederiquense, algoz na final de 2021. O acesso à elite e a vaga na decisão vieram após uma vitória por 1 a 0 e um empate sem gols com o Monsoon. Ao longo do Gauchão Série A2, o Guarany venceu oito jogos, empatou oito e perdeu apenas dois. Em 18 jogos, foram 18 gols marcados e 11 gols sofridos. Para o duelo de ida, o Índio de Bagé conta com a força do Estrela D´alva, onde está invicto na competição. Além disso, o Guarany não perde há sete partidas, sendo que nas últimas três não sofreu gols.
Após conquistar o acesso à elite depois de dez anos, o Santa Cruz quer celebrar os seus 110 anos com uma taça no armário. O Galo terminou a primeira fase na liderança do Grupo B com 26 pontos. Nas quartas de final, a equipe perdeu o jogo de ida para o Passo Fundo por 1 a 0. Na volta, um gol de Pepeto, nos acréscimos, garantiu a vitória por 2 a 0 e a classificação. Em seguida, um empate e um triunfo sobre o Lajeadense asseguraram o acesso e vaga na final. O Santa Cruz chega à decisão com uma campanha de nove vitórias, seis empates e três derrotas. Ao longo da A2 foram 24 gols marcados, melhor ataque da competição, e 11 sofridos. Para o jogo de ida, o Galo aposta no bom retrospecto jogando fora de casa. Em nove partidas foram cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.
Sem gols nos confrontos diretos
Oriundos da mesma na chave na fase classificatória, Guarany e Santa Cruz já se enfrentaram duas vezes no Gauchão Série A2. Nas duas ocasiões, as partidas terminaram empatadas em 0 a 0. O primeiro encontro foi no dia 21 de maio, no Estrela D´Alva, pela sexta rodada. Depois os times voltaram a se enfrentar no dia 11 de junho, no Estádio dos Plátanos, pela nona rodada.
Confira a taça de campeão do Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte: