Gurias Gremistas terminaram a competição com o melhor ataque e a melhor defesa | Foto: Max Peixoto/FGF
As Gurias Gremistas são campeãs da primeira edição do Gauchão Feminino Sub-15. O título veio após a vitória por 1 a 0 sobre as Gurias Coloradas, na manhã deste domingo, pelo jogo de volta da final, disputado no CT Morada dos Quero-Queros. O Grêmio já havia vencido o duelo de ida por 3 a 0. Com o resultado, o Tricolor fecha o Estadual com campanha de sete vitórias e apenas uma derrota. Além disso, a equipe gremista teve o melhor ataque, com 43 gols marcados, e a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos. Por fim, a meio-campista Lara Mônica, das Gurias Gremistas, foi escolhida atleta revelação.
O jogo
Precisando da vitória para levar a decisão para os pênaltis, as Gurias Coloradas começaram no ataque. Aos oito minutos, Laura Dupont invadiu a área e chutou cruzado com perigo à direita da meta. As Gurias Gremistas responderam aos 24. Sara recebeu livre na pequena área, mas a goleira Rafaela San saiu bem do gol e salvou as Coloradas. Na segunda etapa, o Inter chegou a balançar as redes aos nove. Joana recebeu na área e tocou na saída de Gabi, mas arbitragem assinalou impedimento. Porém, aos 17, foi o Grêmio quem abriu o placar. Rafinha aproveitou um rebote da goleira Rafaela San e completou para o gol, garantindo a conquista Tricolor.
Balanço da competição
Organizada pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF, a primeira edição do Gauchão Feminino Sub-15 também contou com o subsídio da Confederação Brasileira de Futebol - CBF. As duas entidades fizeram um balanço positivo do campeonato. O diretor financeiro e diretor técnico de desenvolvimento da Federação junto à CBF, Marcelo Ducati ressaltou que o torneio contribuiu para o desenvolvimento da modalidade e agradeceu o apoio da CBF.
– Realizamos neste ano a primeira edição do Gauchão Feminino Sub-15, o que é um avanço importante para a formação de atletas e crescimento da modalidade. A FGF, historicamente, subsidia todas as competições femininas e, para que isso seja possível, o apoio operacional e financeiro da CBF em 2024 está sendo também muito importante – afirmou Ducati
O gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Ricardo Leão de Andrade falou do crescimento das competições de base femininas e parabenizou a organização e o trabalho da FGF no fomento do futebol feminino
– Estamos chegando ao final do primeiro ano do CBF Transforma com um saldo muito positivo. Tivemos aproximadamente 30 competições nas categorias de base do futebol feminino em todo o país, entre elas o Gauchão Sub-17 e Sub-15. É preciso enaltecer o trabalho da FGF, que mesmo com todas as dificuldades e o impacto das enchentes que assolaram o Estado, conseguiu organizar as duas competições – destacou Leão de Andrade.