Divisão de Acesso
Inter-SM e Novo Hamburgo largam em vantagem nas semifinais do Gauchão Série A2 2025

Luiz Breves
10 AGO 2025 21:50

Batista marcou seu oitavo gol na Divisão de Acesso e inaugurou o marcador no Clássico do Vale | Foto: Jefferson Couto/Novo Hamburgo

Neste domingo (10), as semifinais do Gauchão Série A2 2025 foram abertas com a disputa das duas partidas. No Antônio David Farina, durante a tarde, o Inter-SM venceu o Veranópolis por 2 a 1, de virada, e conquistou a vantagem na busca pela vaga na grande final e pelo retorno ao Gauchão em 2026 - o Alvirrubro não disputa a elite estadual desde 2011. No Clássico do Vale, o Novo Hamburgo superou o Aimoré por 3 a 1, no Estádio do Vale, e pode até perder pelo placar mínimo para retornar à primeira divisão após uma temporada na Divisão de Acesso - o Anilado havia sido rebaixado no Gauchão de 2024.


As equipes voltam a campo no próximo domingo (17), às 15h, para decidir os finalistas e os classificados à primeira divisão do Gauchão. No Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, Aimoré e Novo Hamburgo reeditam o Clássico do Vale. Inter-SM e Veranópolis se enfrentam no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.


CONFIRA O CHAVEAMENTO DA COMPETIÇÃO


Veranópolis 1 x 2 Inter-SM

Mesmo no papel de visitante no Antônio David Farina, as principais oportunidades no início da partida foram do Inter-SM. Com o controle das ações, o ataque alvirrubro parava em boa atuação do goleiro Lucas Alves. O placar, no entanto, foi aberto pelo Veranópolis. Aos 32 minutos do primeiro tempo, após cruzamento, Ruan inaugurou o marcador ao concluir de cabeça. Em bate-rebate na área, Gabriel Morbeck empatou para o Inter-SM, aos 42 minutos da etapa inicial. O gol da vitória do Alvirrubro foi marcado aos 36 minutos do segundo tempo, em jogada individual de Jarro.


Com o resultado, o Inter-SM joga pelo empate para conquistar a vaga na decisão do Gauchão Série A2 e o acesso à elite estadual do próximo ano. O Veranópolis, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença para garantir sua presença na grande final. Em caso de vitória simples do Pentacolor, a decisão será na disputa de pênaltis. As duas equipes se reencontram no próximo domingo (17), às 15h, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.


Novo Hamburgo 3 x 1 Aimoré

No Estádio do Vale, o Anilado buscou ditar o ritmo do Clássico do Vale desde os primeiros instantes. Aos 20 segundos de partida, Zé Andrade parou em defesa de Rodrigo Mamá após lançamento de Clayton. O goleiro do Aimoré manteve o placar zerado mais uma vez, aos 26 minutos do primeiro tempo, após cabeceio do zagueiro João Marcus. O árbitro assinalou pênalti para o Novo Hamburgo, aos 37 minutos da etapa inicial, após ação faltosa em Clayton, dentro da área. Na cobrança, o centroavante Batista deslocou o goleiro e inaugurou o marcador. No início do segundo tempo, aos oito minutos, Zé Andrade ampliou para o Anilado após completar o rebote da defesa do Aimoré. O Índio Capilé descontou aos 20 minutos da etapa final. Natan lançou o lateral Maicon em profundidade, que desviou de ponta de pé, sem chances para o goleiro Omar. Após cruzamento do lado direito, aos 27 minutos do segundo tempo, Alisson concluiu de primeira e marcou o terceiro gol do Anilado.


Com a vitória, o Novo Hamburgo pode até perder por um gol de diferença que garante o acesso à elite estadual do próximo ano e a vaga na decisão do Gauchão Série A2. O Aimoré, por sua vez, precisa vencer por três gols de diferença para garantir sua presença na grande final. Em caso de vitória do Índio Capilé por dois gols de diferença, a decisão será na disputa de pênaltis. As duas equipes se reencontram no próximo domingo (17), às 15h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.


Renata Medina/ECI