Momento histórico
Julia Kaé torna-se a primeira mulher a atuar como médica do Guarany em uma partida do Campeonato Gaúcho

Lucas Freitas
21 FEV 2025 12:42

Julia Kaé fez sua estreia na partida diante do São Luiz | Foto: Sérgio Galvani/Guarany FC


Além de muita emoção dentro das quatro linhas, o Gauchão Superbet 2025 também reserva momentos históricos. No último sábado (15), na partida entre Guarany e São Luiz, pela última rodada da fase classificatória, Julia Kaé tornou-se a primeira médica mulher do Guarany a atuar dentro do campo em uma partida de Gauchão. Ela também atuou no jogo seguinte da equipe, na quinta-feira (20), diante do São Luiz novamente, pela partida de ida da Taça Farroupilha, em Ijuí.


Sobre o momento vivido na carreira, Julia destacou a alegria de fazer parte da história do futebol gaúcho: 


- Espero que esse momento sirva de inspiração para outras mulheres que sonham em trabalhar no esporte. Quanto mais mulheres ocuparem esses espaços, mais normal será a nossa presença. E um dia, ser uma mulher à beira do campo não será mais uma novidade, mas algo natural.


A médica recém-formada também comentou suas metas profissionais e a sua inspiração familiar:


- Esse foi um marco muito especial na minha carreira, mas é só o começo. Quero seguir me aprofundando na medicina esportiva, buscando cada vez mais conhecimento e especializações para oferecer o melhor suporte aos atletas. Também espero que a minha presença no futebol ajude a abrir portas para mais mulheres. Quero continuar incentivando e apoiando outras profissionais que sonham em atuar na área, seja na medicina, na preparação física ou em qualquer outro setor do esporte. Quanto mais mulheres ocuparem esses espaços, mais natural será nossa presença. Além de seguir no Guarany, estou aberta a novos desafios, seja no futebol ou em outras áreas do esporte. O importante para mim é continuar fazendo o que eu amo e seguir os passos do meu pai, Jorge Kaé, que tenho tanto orgulho e admiração.


Jorge Kaé é médico e um dos presidentes do Guarany. Esta, no entanto, não foi a primeira vez que uma mulher atuou como médica no Gauchão. Em 2023, Moara Aldrovandi, do Ypiranga, atuou na partida diante do Esportivo, na Montanha dos Vinhedos.



Sérgio Galvani/Guarany FC