O primeiro capítulo da decisão do Gauchão Sub-15 será neste sábado (02). Grêmio e Juventude se enfrentam no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, às 15h, pelo jogo de ida da final. Donos das duas melhores campanhas na competição, os dois times estão invictos. O duelo da volta está marcado para o próximo sábado (09), às 15h, no Campo da Fras-Le, em Caxias do Sul. As duas partidas terão transmissão gratuita da FGF TV.
Campeão pela última vez em 2015, o Grêmio busca conquistar o título da categoria após oito anos. O Tricolor encerrou a primeira fase na liderança do grupo A, com uma campanha de cinco vitórias e dois empates. Nas quartas de final, duas vitórias sobre o Lajeado garantiram a classificação. A vaga na final veio após mais dois triunfos sobre o Sulbrasil. Para largar em vantagem na decisão, o Grêmio aposta tanto na força ofensiva, quanto defensiva. Os Gremistas têm o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, com 42 gols marcados e apenas três sofridos.
O Juventude, por sua vez, foi campeão pela última vez em 2017 e ficou com o vice no ano passado. Nesta temporada, os Jaconeros fecharam a fase classificatória na primeira colocação do grupo B e com 100% de aproveitamento. Nas quartas de final, o Papo eliminou o Novo Hamburgo após uma vitória de 1 a 0 fora de casa e um empate por 2 a 2 em Caxias do Sul. Nas semifinais, duas vitórias sobre o Inter garantiram a classificação para a final. Ao longo da competição, os Jaconeros marcaram 25 gols e sofreram sete. Um dos trunfos do Juventude para ficar mais perto do título é o excelente retrospecto como visitante. Jogando fora de casa, o time venceu todos os cinco jogos que disputou e não foi vazado nenhuma vez.