Empate em 1 a 1 garantiu o Juventude nas oitavas de final | Foto: Fernando Alves/ECJ
Em duelo movimentado no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude empatou com o Inter em 1 a 1 na tarde deste sábado (13), pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2024, e garantiu a classificação para as oitavas de final da competição. O Papo já havia vencido o jogo de ida, no Beira-Rio, por 2 a 1. A partida teve um atraso de 1h15min devido a forte de neblina em Caxias do Sul.
Com a bola rolando, os Jaconeros saíram na frente com Rodrigo Sam, aos 51 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, o Colorado teve chance de empatar aos sete minutos, em cobrança de pênalti de Alan Patrick, mas o goleiro Gabriel defendeu. Aos 23, outra penalidade para o Inter. Valencia cobrou e Gabriel espalmou. Contudo, após consultar o VAR, o árbitro Rodrigo Pereira de Lima constatou uma invasão de área e mandou voltar a cobrança. Antes disso, nova intervenção do VAR, que desta vez flagrou uma agressão do lateral do Juventude, Alan Ruschel, em um torcedor que havia invadido o campo. Por este motivo, o jogador foi expulso. Na segunda chance, o equatoriano converteu e empatou a partida. Depois disso, o Colorado tentou o gol que levaria a decisão para os pênaltis, mas o Juventude se defendeu bem e manteve o empate. Antes do apito final, o Inter ainda teve o zagueiro Vitão expulso após uma confusão.
O adversário do Juventude nas oitavas de final será definido em sorteio, que será realizado pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF. As datas bases para os jogos da próxima fase são os dias 31 de julho e 07 de agosto. O Inter, por sua vez, volta suas atenções para os playoffs da Copa Sul-Americana. Na terça-feira (16), às 21h30, o Colorado encara o Rosário Central-ARG no Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, pelo jogo de ida do mata-mata.