Futebol Feminino
Lei de incentivo ao futebol feminino é tema de reunião na FGF com a deputada Franciane Bayer

Christiane Matos
24 MAR 2021 19:36

Crédito: Divulgação/FGF

O presidente Luciano Hocsman recebeu nesta quarta-feira (24), na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB), autora da Lei 15.416/2019, que destina 5% do patrocínio de empresas públicas ao futebol profissional masculino para a modalidade feminina. A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2019, prevê que a aplicação dos valores será responsabilidade da FGF. A entidade participará do Grupo de Trabalho que está sendo criado pela Secretaria Estadual do Esportes para agilizar a regulamentação da Lei.

– A Federação não tem dúvidas do potencial do futebol feminino. Esta Lei será de fundamental importância para o incentivo da modalidade, que precisa de investimento desde as categorias de base - destaca Hocsman.

A deputada detalhou ao presidente que a verba será destinada para garantir a infraestrutura das atletas durante os campeonatos. O objetivo é que o recurso auxilie as equipes nos custos com equipamentos, materiais, deslocamento, hospedagem, alimentação, entre outros.

– A Lei veio com o propósito de ser um incentivo para valorização da modalidade que vem crescendo nos últimos anos e carece de investimentos público e privado. Queremos que o futebol feminino desponte e este é o ponta pé inicial para que as muitas Martas escondidas aqui no Estado sejam reveladas - reforça a deputada.

Na reunião, o presidente também confirmou que haverá um Departamento de Futebol Feminino na FGF para facilitar a comunicação e auxiliar os clubes. Uma premiação para os times campeões também está em pauta.

Também participaram do encontro o secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, e o diretor Jurídico, Carlos Schneider, além do assessor parlamentar Aryan Morais.