Formação de atletas
Liga de desenvolvimento CBF Transforma 2024 acontece em Eldorado do Sul de 1º a 8 de abril

Angelo Pieretti
01 ABR 2024 15:30

Categoria Sub-13 masculina teve a primeira rodada nesta segunda (1ª) | Foto: Angelo Pieretti/FGF


Voltada à formação de atletas de futebol masculino e feminino, a Confederação Brasileira de Futebol - CBF realiza a Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2024, no CT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A competição, que reúne equipes masculinas da categoria Sub-13 e femininas Sub-14 e Sub-16, é disputada entre os dias 1º e 08 de abril.


Disputada desde 2021, a edição desta temporada é a mais inclusiva, reunindo clubes de todas as regiões do Brasil. Esta segunda-feira (1º), marcou a estreia da garotada da categoria masculina Sub-13. Pelo Grupo A, o Grêmio venceu o Flamengo por 2 a 0, e o Santos superou o Corinthians por 4 a 0. Na sequência, pelo Grupo B, Palmeiras e São Paulo venceram seus adversários pelo mesmo placar: 4 a 0. Os meninos do Palestra triunfaram contra o Atlético-MG. Já os garotos do Tricolor Paulista venceram o Athletico-PR.


Na terça-feira (02), será a vez das meninas. Pela manhã, a categoria Sub-16 entra em campo. Às 8h, São Paulo x Corinthians e CEFAMA-MA x ESMAC-PA jogam pelo Grupo A. Em seguida, às 10h, Ferroviária-SP x Internacional e Grêmio x Minas Brasília-DF jogam pelo Grupo B.


Durante a tarde, será a vez da categoria feminina Sub-14 abrir a disputa da competição. Às 14h, Ferroviária-SP x Corinthians e Minas Brasília-DF x Cresspom-DF duelam pela primeira rodada do Grupo A. O Grupo B entra em campo às 15h45, com os duelos entre Grêmio x São Paulo e Internacional x JC FC-AM.


Sistema de disputa

Na Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2024, cada modalidade tem oito equipes na disputa, divididas em dois grupos com quatro clubes cada, que se enfrentam na primeira fase em jogo único. Classificam-se os dois melhores de cada chave para as semifinais. Nelas, o primeiro do Grupo A enfrentará o segundo do Grupo B e o líder do Grupo B jogará com o vice do Grupo A. A terceira fase tem a disputa pelo terceiro lugar e a grande final

Angelo Pieretti/FGF