Fake news
Nota - Esclarecimento sobre postagem inverídica que circula nas redes sociais

Pedro Trindade
20 AGO 2020 20:46

Crédito: Arte / FGF

A Federação Gaúcha de Futebol vem a público esclarecer que, diferentemente do que vem circulando nas redes sociais nas últimas horas, não é verdade que o Governo do Estado liberou treinos e jogos em todo o Rio Grande do Sul.

O Decreto 55.444, publicado no Diário Oficial do Estado, libera parcialmente a prática de esportes, permitindo competições e treinos apenas nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja – classificação determinada pelo modelo de Distanciamento Controlado.

A FGF ressalta, ainda, que os mapas utilizados pelos veículos de comunicação não oficiais para ilustrar o conteúdo viralizado não condizem com a realidade. Na semana compreendida entre os dias 18 e 24 de agosto, o Rio Grande do Sul registra 14 regiões com bandeira vermelha e sete com bandeira laranja.

Por fim, a Federação reafirma a intenção em promover a Divisão de Acesso e as demais competições previstas no calendário oficial da entidade, mas respeita e irá cumprir as determinações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias, tal qual vem fazendo desde o início da pandemia.