Palmeiras é campeão da Copa Internacional Ipiranga Sub20 2018

16 DEZ 2018 16:58

A Copa Internacional Ipiranga Sub20 teve uma grande final entre Palmeiras e São Paulo no final da manhã deste domingo, 16 de dezembro, no Estádio Universitário do Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. A jogo decisivo foi uma reedição do jogo que definiu a competição em 2017. Naquela oportunidade, o São Paulo saiu vitorioso. Desta feita, o Palmeiras teve sua revanche. Mas somente após muita disputa. 

O equilíbrio do jogo se deu até o fim: empate em 1 a 1, com gols de Rafael Papagaio para o Palmeiras e Jonas Toró para o São Paulo, seguido de decisão nos pênaltis. Nas penalidades, o Verdão foi mais eficiente, venceu por por 4 a 3 e sagrou-se campeão pela primeira vez da competição. E por isso a festa alviverde foi do tamanho dessa grande partida. 

 

Antes, o clima de decisão já estava montado na PUCRS com o cerimonial da final. Taças e medalhas dispostas, apresentação da banda da Brigada Militar do Hino Nacional Brasileiro e a presença de bom público, formado por amantes do futebol e torcedores alviverdes e tricolores.

Com a bola rolando, o jogo atendia as expectativas iniciais, com os dois times propondo o jogo, sem se esconder. Com cinco minutos, o são-paulino Fabinho recebeu pela direita e chutou forte, cruzado, tirando tinta da trave. A resposta do Palmeiras veio três minutos depois. 

Após cruzamento na medida do lateral-direito Marcus Meloni, com gol de Papagaio, seu sétimo gol na Copa. O Tricolor continuou pressionando a marcação desde o ataque e tentando achar uma brecha na defesa alviverde, enquanto o Palmeiras criava perigo em contra-ataque. Alan ainda acertou uma bola no travessão e Papagaio teve um bom chute desviado cara a cara.

O Palmeiras voltou com três substituições, enquanto o Tricolor com a mesma formação do primeiro tempo. O São Paulo aproveitou um vacilo defensivo do Verdão para empatar logo no início da segunda etapa. Aos cinco minutos de jogo, Fabinho desceu, Gabriel Novaes furou e deixou a bola para Toró, que encheu o pé para empatar a partida, 1 a 1. 

A partida ficou mais equilibrada e o São Paulo voltou a assustar. Toró quase virou aos 10 minutos depois. Mas, sob forte calor, a igualdade se manteve até o final, levando a decisão do título para os pênaltis. 

Penalidades - O São Paulo abriu as penalidades com Morato convertendo. O Palmeiras também fez, com Papagaio. Danilo chutou por cima do gol e o adversário passou na frente com Lincon. Paulinho fez o dele e Thiago Couto brilhou, deixando tudo igual, com bela defesa. Weverson converteu pro Tricolor, o Palmeiras também com Esteves. 

Na quinta cobrança, o goleiro Gomes – que entrou no lugar do lesionado Matheus Teixeira durante a competição – foi decisivo ao defender a última batida do São Paulo. Fasson desperdiçou a cobrança, e o alviverde saiu campeão com a confirmação da cobrança de Patrick de Paula. 

A campanha palmeirense, invicta, teve cinco vitórias e dois empates, com 22 gols marcados. O Verdão passou pela primeira fase com 100% de aproveitamento e venceu Vasco, Atlético-MG, Toluca e River Plate. Nas quartas de final, superou o Botafogo. E, na semifinal, a equipe eliminou o Internacional nos pênaltis após empate no tempo normal.

A Copa Internacional Ipiranga Sub20 era considerada o Brasileiro Sub-20 até 2014, mas mudou de formato após a criação do Brasileiro organizado pela CBF (também vencido pelo Verdão neste ano). Em 2018, reuniu 13 clubes brasileiros e sete estrangeiros. O Alviverde havia sido vice-campeão três vezes, sendo a última no ano passado, contra o São Paulo. No antigo formato, o clube havia chegado à decisão duas vezes: em 2013 (contra o Internacional) e em 2010 (contra o Cruzeiro).

Além de troféu e medalhas para o campeão e vice, a Copa Internacional Ipiranga Sub20 reconheceu com troféu quatro destaques da competição: Como Goleador, Rafael Papagaio do Palmeiras; como Craque, Felipe Morato do São Paulo; Lucar Wingert do Internacional, o goleiro menos vazado e, por fim, a equipe do Corinthians por Fair Play, como a equipe com a menor média de cartões durante o torneio.

Ficha Técnica

Palmeiras: Gomes; Marcus Meloni (Hélio), Gabriel Furtado, Patrick de Lucca (Thiago Alves) e Esteves; Matheus Neris (Iago), Patrick de Paula e Alan (Lincon); Guilherme Vieira (Cesinha), Airton (Gabriel Veron) e Papagaio. Técnico: Wesley Carvalho.

São Paulo: Thiago Couto; Marcos Jr, Morato, Fasson e Welington (Weverson); Diego, Rodrigo Nestor (Vitinho), Gabriel Sara, Jonas Toró (Danilo), Gabriel Novaes (Alisson) e Fabinho (Paulinho). Técnico: Orlando Ribeiro

Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael Alves e Lúcio Flor. Quarto árbitro: Daniel Noronha.

III Copa Internacional Ipiranga Sub 20 - Grande Final - Palmeiras x São Paulo - PUCRS

Confira no link o álbum de fotos com a cobertura do dia de hoje:

https://flic.kr/s/aHsmxA7UAx