
O Passo Fundo venceu o Santa Cruz por 4 a 2 nos pênaltis após derrota de 2 a 1 no tempo normal, na tarde deste sábado (11), no Estádio Razãoinfo Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, e conquistou o título do Gauchão Sub-17 A2. Com o regulamento embaixo do braço, o Tricolor não se abalou com o revés em casa após vencer a partida de ida por 2 a 1, nos Plátanos, semana passada, e ergueu a taça de campeão com o goleiro como herói. Passo Fundo e Santa Cruz conquistaram o acesso ao Gauchão Sub-17 A1 em 2026.
O confronto começou equilibrado e com muitas faltas. A primeira grande chance do time da casa só veio aos 22 minutos do primeiro tempo, quando Arthur recebeu na entrada da área e chutou forte, mas o goleiro do Santa Cruz espalmou para escanteio. O Galo respondeu aos 29 e foi letal. Vitor, o Vitinho, cobrou falta da intermediária e colocou a bola no cantinho esquerdo do goleiro Yaponã: 1 a 0 para os visitantes.
No segundo tempo, o Santa Cruz foi quem começou melhor. Aos 10 minutos, João Andreatta aparou de cabeça um escanteio da direita e fez 2 a 0. O resultado dava o título para o time alvinegro no tempo normal, mas o Passo Fundo reagiu em seguida. Aos 26, Vini fez jogada individual pela direita, passou pela marcação no drible, invadiu a pequena área e tocou na saída do goleiro para diminuir o placar: 2 a 1.Foto: Alex Borgmann/FGF
O resultado levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, Vini, Lucas Vanin, Vinícius e Thairon marcaram os gols do Passo Fundo, enquanto Gabriel e Leonardo Soares anotaram para o Santa Cruz. O goleiro Eduardo, do Galo, defendeu o chute de Soster. Já o goleiro Yaponã defendeu as cobranças de Dudu Hass e Leonardo Karlz e se transformou no herói do título.
No final, o técnico Lucas Consul comemorou muito e agradeceu a todos que participaram da conquista:
- É um sentimento incrível ser campeão gaúcho, o maior título da minha jornada até aqui. Só tenho a agradecer a todos atletas, meus colegas de comissão técnica e diretoria do clube.
A campanha do time campeão teve 16 jogos, 10 vitórias, dois empates e quatro derrotas, enquanto o vice teve seis vitórias, 5 empates e 5 derrotas.