A luta pelo acesso chegou ao fim, com Pelotas e Monsoon garantindo um lugar no Gauchão 2025. Mas a disputa pelo título do Gauchão Série A2 2024 continua. Nesta quinta-feira (01), às 20h30, o Lobo e o Trovão da Zona Sul fazem o jogo de ida da grande final no Estádio Boca do Lobo. O duelo de volta está marcado para o próximo domingo (04), às 11h, no Francisco Novelletto.
Campeão da Série A2 em 2018, o Pelotas quer repetir a história seis anos depois. O Lobo foi o quarto colocado do Grupo B na fase classificatória. Nos mata-matas, passou por Glória e Inter-SM para garantir um lugar na elite e na decisão. Até aqui, o Áureo-Cerúleo tem uma campanha de oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Em 18 jogos, foram 23 gols marcados e 13 gols sofridos. Para sair em vantagem na busca pelo título, o Pelotas aposta na força da Boca do Lobo, onde está invicto há oito jogos e não levou gols nos três últimos duelos. Além disso, o Lobo marcou 60% de seus gols jogando em seus domínios.
Após garantir um acesso inédito à elite, o Monsoon quer buscar o seu segundo título de âmbito estadual em três anos de existência. Em 2022, o Trovão da Zona Sul conquistou o Gauchão Série B. Neste ano, a equipe de Porto Alegre fechou a fase classificatória na liderança do Grupo B. O Monsoon chega à decisão com uma campanha de nove vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. Foram 23 gols marcados e 12 sofridos em 18 jogos. Para largar em vantagem, o Trovão da Zona Sul tem como trunfo a campanha como visitante, tendo vencido três jogos, empatado quatro e perdido apenas dois. Outra aposta da equipe é no trio formado por Cris Magno, Leo Bahia e Luis Morales, que juntos marcaram 12 dos 23 gols do Monsoon na competição.
Equilíbrio no confronto direto
Oriundos da mesma chave na fase classificatória, Pelotas e Monsoon já se enfrentaram duas vezes no Gauchão Série A2. Cada time venceu um duelo. O primeiro encontro foi no dia 20 de abril, pela 2ª rodada, no SESC Protásio Alves. O Trovão da Zona Sul levou a melhor por 2 a 1. No dia 06 de julho, pela 13ª rodada, o Lobo venceu por 1 a 0, em jogo disputado na Boca do Lobo.