PRÉ-TEMPORADA DA ARBITRAGEM GAÚCHA 2015

Evento buscou a uniformização de critérios e a precisão cirúrgica nas decisões da arbitragem

22 JAN 2015 18:51

Dando seguimento aos trabalhos o Presidente da CEAF/RS Luiz Fernando Gomes Moreira apresentou o cronograma de trabalho a ser realizado juntamente com os membros técnicos  da CEAF/RS José Mocellin, Leonel Pandolfo, Alexandre Barreto e Flávio Abreu, com a colaboração técnica nos treinamentos de campo dos Árbitros Leandro Vuaden, Anderson Daronco e com a Participação especial do mundialista Altermir  Hausmann.

A pré-temporada também está tendo a colaboração dos membros técnicos da CBF Manoel Serapião e Ana Paula de Oliveira, além dos CONVIDADOS ESPECIAIS, sr. Marco Antonio Martins - Presidente da ANAF, Salmo Valentim -Presidente da CEAF pernambucana e do Presidente do SAFERGS Carlos Castro.

Nesta manhã os Árbitros foram submetidos à avaliação teórica com nota mínima de 7 para aprovação e participação nos campeonatos.

Sempre visando a eficácia do seu quadro de árbitros o Presidente da CEAF/RS Luiz Fernando lançou o treinamento THAUSBALL que visa aprimorar os assistentes. O projeto de autoria do árbitro Igor Balke e do mundialista Altemir Hausmann, foi observado e elogiado pelos membros técnicos da CBF, CEAF, ANAF e SAFERGS.

Conforme a diretora secretária da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol da CBF, Ana Paula de Oliveira, o THAUSBALL é um projeto que tem intuito de desenvolver a capacidade de tomada de decisão dos árbitros assistentes referente a regra 11,  o impedimento, e esta em processo de construção para a busca da excelência da arbitragem.

Segundo o Diretor Financeiro da ANAF e Presidente da CEAF/PE Salmo Valentim, o Projeto é de extrema importância tendo em vista que vem aperfeiçoar ainda mais a agilidade e concentração dos assistentes:

“Posso afirmar com segurança que com esse novo recurso só perderemos para os lances extremamente tecnológicos.  A arbitragem estava necessitando de algo de tamanha importância, parabéns as pessoas que pensaram e projetaram com tanta qualidade e eficiência.”

 Manoel Serapião, Diretor Técnico da ENAF/CBF diz que toda ferramenta que objetiva treinar o árbitro para aperfeiçoar sua atuação é válida. No caso, o THAUSBALL poderá ter muita utilidade para ajudar os árbitros a se posicionarem na linha dos defensores e treinarem seus reflexos para definir a posição de impedimento quando atacantes e defensores passam uns pelos outros em velocidade e direções opostas.

Por ser um projeto pioneiro, o treinamento foi patenteado e terá um uso continuo dentro da arbitragem, criando assim uma precisão cirúrgica nas marcações, comenta o árbitro Igor Balke criador do projeto.

O árbitro FIFA, Leandro Vuaden, deu sua opinião sobre a pré-temporada mais especificamente sobre o projeto THAUSBALL  que foi apresentado de forma brilhante pelos seus idealizadores Altemir Haussman e Igor Balke.

“Este projeto com certeza é uma ferramenta importantíssima para o treinamento dos Assistentes devido a sua dinâmica e funcionalidade. Precisamos lembrar que para o assistente acertar ele precisa estar bem posicionado, atento, ver e esperar para marcar ou não o impedimento. Quero agradecer pelo projeto inovador e tenho certeza que vai qualificar ainda mais os assistentes nas suas atuações cirúrgicas. Parabéns.”

Também o novo integrante do quadro da FIFA Anderson Daronco ressalta a importância do treinamento para que se almeje a excelência da arbitragem e se busque uniformizar os critérios da arbitragem durante o campeonato gaúcho. Debater, deliberar e confrontar as opiniões divergentes sobre determinados temas nos faz crescer enquanto árbitros, e por consequência torna o nosso campeonato melhor.

A pré-temporada será encerrada nesta quinta feira, às 19:45min, com seus objetivos  alcançados, segundo o Presidente da CEAF/RS Luiz Fernando Moreira,  que ainda enaltece a certeza que poderemos ter um dos melhores GAUCHÃO, acerca da arbitragem, pelo demonstrado nesta pré-temporada.

 

 

Crédito da foto: Diori Vasconcelos - Rádio Gaúcha

 

 

Crédito da foto: Igor Balke

 

Crédito da foto: Igor Balke