Em Flores da Cunha
Pré-temporada da arbitragem: segundo dia tem prova teórica e teste prático

Angelo Pieretti
07 JAN 2023 18:34

Árbitros e assistentes em aquecimento para atividade | Crédito: Angelo Pieretti/FGF


Segue a preparação da arbitragem gaúcha para a temporada 2023. A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou neste sábado (07) um treinamento para prova teórica e testes práticos no campo em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

Pela manhã, a segunda aula teórica para os árbitros e árbitros assistentes teve o tema "mão na bola". Depois, foi aplicada uma prova teórica com vídeos de lances de jogos. À tarde, a última atividade prática da pré-temporada foi realizada no Estádio Homero Soldatelli.

- A pré-temporada tem duas situações importantes. Além de os árbitros se reencontrarem e conversarem, nós podemos passar nossas ideias e debater com eles para que possamos ter uma arbitragem de excelência no campeonato - disse Diego Almeida Real, membro técnico da CEAF/RS.

- A pré-temporada é de extrema importância. Serve para nos prepararmos e, junto com a Comissão, conhecermos as novas determinações das regras e em relação ao que a competição nos oferece. Buscamos unificar nossos critérios e temos a missão de nos preparamos para as competições. O nível dos clubes gaúchos melhora a cada ano e isso também aumenta a exigência da arbitragem - declarou o árbitro Leandro Vuaden.

- Estou na minha décima pré-temporada e, em cada uma delas, nós construímos e aprendemos coisas que são fundamentais para que possamos trabalhar bem no Gauchão. Independentemente da nossa experiência, sempre temos algo a aprender e alguns pontos a melhorar - destaca a árbitra assistente Luiza Reis.

Iniciada na sexta-feira (06), a 20ª pré-temporada da arbitragem será finalizada neste domingo (08), reunindo árbitros e assistentes da categoria A. Na terça-feira (10), quarta-feira (11) e sexta-feira (13), serão aplicados provas teóricas e testes físicos.


Texto de Angelo Pieretti sob supervisão de Lucas Rizzatti

Angelo Pieretti/FGF