A fase decisiva da primeira edição do Gauchão Sub-13 começa neste sábado (09), a partir das 10h, com a disputa dos jogos de ida das quartas de final. Oito equipes seguem na luta pelo título. Do Grupo A, Grêmio, Sulbrasil, União Harmonia e Safurfa garantiram classificação. No Grupo B, Inter, Novo Hamburgo, Progresso e Cruzeiro avançaram.
Os jogos de volta das quartas de final estão marcados para os dias 12 e 16 de novembro.
Cruzeiro x Grêmio
O duelo da Arena Cruzeiro abre as quartas de final do Gauchão Sub-13. O Cruzeiro fechou a primeira fase na quarta posição do Grupo B, com cinco pontos. O Estrelado venceu duas partidas, perdeu três, anotou cinco gols e sofreu 11. O Grêmio, por sua vez, foi o líder do Grupo A, com 12 pontos. O Tricolor tem 100% de aproveitamento, além do melhor ataque e da melhor defesa da competição. Foram 28 gols marcados e apenas um sofrido.
Progresso x Sulbrasil
Terceiro colocado do Grupo B com sete pontos, o Progresso encerrou a primeira fase com duas vitórias, um empate e duas derrotas. O Rubro Negro marcou dez gols e sofreu seis. Já o Sulbrasil foi o vice-líder do Grupo B, com nove pontos. Ao longo da classificatória, o Sulbrasil venceu três jogos, perdeu um. Foram 11 gols anotados e seis sofridos. O duelo entre as duas equipes será disputado no CT Rubro Negro.
Safurfa x Inter
No Renato Bebber, o Safurfa recebe o Inter. O Tricolor de Marau ficou em quarto lugar no Grupo A, com um ponto, garantindo a classificação na última rodada. Enquanto isso, o Colorado foi o líder do Grupo B, com 15 pontos, e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento.
União Harmonia x Novo Hamburgo
As duas equipes da Região Metropolitana se enfrentam no Campo do Glória. O União Harmonia ficou em terceiro lugar no Grupo A, com seis pontos. O Alviverde de Canoas venceu duas partidas e perdeu duas, tendo marcado sete gols e sofrido 13. Já o Novo Hamburgo foi vice-líder do Grupo B, com oito pontos. O Noia encerrou a primeira fase com duas vitórias, dois empates e uma derrota, marcando cinco gols e sofrendo seis.