Em um ano no qual a força e resiliência do Rio Grande do Sul foram colocadas à prova, podemos afirmar que as gurias deram exemplos de vontade e determinação. Mais do que isso, elas mostraram que a frase "Jogue como uma menina" não é apenas uma força de expressão. No Gauchão Feminino Ipiranga, acompanhamos grandes jogos, novas jogadoras despontando e muitos gols. Além disso, observamos de perto um desenvolvimento ainda maior do futebol de base com a primeira edição do Gauchão Feminino Sub-15 e a continuidade do Gauchão Feminino Sub-17. Nesses três campeonatos, destaque para as Gurias Gremistas, que levaram as três taças para casa.
No âmbito nacional, as gurias também fizeram bonito. O Juventude conquistou o acesso ao Brasileirão Feminino A1 2025, onde vai se juntar as Gurias Gremistas e as Gurias Coloradas, fazendo com que o Rio Grande do Sul tenha pela primeira vez três representantes na elite do futebol feminino brasileiro. Por fim, o Brasil-Far disputará pelo segundo ano seguido a Série A3 do Brasileirão Feminino. Então, chegou a hora de conferir como foram as competições femininas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF em 2024.
GAUCHÃO FEMININO IPIRANGA
As Gurias Gremistas ficaram com a taça do Gauchão Feminino Ipiranga. Foi o terceiro título Estadual da equipe Tricolor. O Grêmio, assim como o Inter, entrou direto na segunda fase da competição. As Gremistas encerram o campeonato invictas, com uma campanha de sete vitórias e dois empates, anotando 38 gols e sofrendo apenas um, ficando com a melhor defesa da competição.
Na final, as Gurias Gremistas sagraram-se campeãs após vencerem as Gurias Coloradas por 2 a 0 no Beira-Rio, no jogo de ida, e de empatar o duelo da volta por 1 a 1 na Arena do Grêmio.
Quem também fez a festa foram as Gurias do Juventude, que conquistaram o título do Interior pelo terceiro ano consecutivo. As Esmeraldas fecharam a primeira fase com 100% de aproveitamento e encerram a segunda fase invictas. Nas semifinais, uma eliminação nos pênaltis para as Gurias Coloradas impediram as Jaconeras de alcançar a final inédita. Contudo, o Juventude não se abateu e superou o Brasil-Far por 2 a 0 na Decisão do Interior para levantar a taça.
No total, nove equipes participaram do Gauchão Feminino Ipiranga. Foram 226 gols marcados em 43 jogos disputados. Uma média de 5,2 gols por partida.
GAUCHÃO FEMININO SUB-17
As Gurias Gremistas conquistaram o título inédito do Gauchão Feminino Sub-17. A equipe Tricolor fechou a competição com uma campanha de cinco vitórias e uma derrota, ficando também com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Foram 38 gols marcados e apenas dois sofridos. Na decisão, o Grêmio superou as Gurias Coloradas. Após uma derrota por 1 a 0 no jogo de ida, as Tricolores venceram o duelo de volta por 2 a 0 e faturaram o título nos pênaltis, por 5 a 4.
O Gauchão Feminino Sub-17 teve a participação de seis equipes. Em 15 jogos, a rede balançou 84 vezes. Uma média de 5,6 gols por partida.
GAUCHÃO FEMININO SUB-15
A primeira edição do Gauchão Feminino Sub-15 terminou com o título das Gurias Gremistas. O Tricolor encerrou o Estadual com campanha de sete vitórias e apenas uma derrota. Assim como no Sub-17, as Gremistas também ficaram com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Foram 43 gols marcados e apenas três sofridos. A taça veio após vitórias por 3 a 0 e 1 a 0 sobre as Gurias Coloradas na decisão.
Cinco equipes participaram do Gauchão Feminino Sub-15. Foram 83 gols marcados em 16 jogos. Uma média de 5,1 gols por partida.