Gaúchos pelo Brasil
RS terá nove equipes nas divisões do Brasileirão 2024

Angelo Pieretti
12 ABR 2024 15:20

Após a disputa do Gauchão Ipiranga 2024, as nove equipes gaúchas que têm divisões nacionais voltam suas atenções às respectivas Séries do Brasileirão 2024. Pela Série A, Grêmio, Inter e Juventude representam o Rio Grande do Sul na elite do futebol brasileiro. São José, Ypiranga e Caxias disputam a Série C. Já Novo Hamburgo, Brasil-Pel e Avenida entram em campo pela Série D.


Os primeiros a entrarem em campo são os representantes da Série A. No sábado (13) os colorados e os jaconeros jogam às 18h30. O Internacional recebe o Bahia, no Beira-Rio, e o Juventude visita o Criciúma, no Heriberto Hülse. Os gremistas jogam no domingo (14), às 16h. Pela primeira rodada do Brasileirão, o Grêmio vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco da Gama, em São Januário.


Mesmo sem a definição das datas, horários e locais das partidas, os gaúchos das Séries C e D já conhecem seus adversários. Pela 1ª fase da Série C, disputada entre 20 clubes, em pontos corridos e em turno único, São José, Ypiranga e Caxias almejam estar entre os oito primeiros colocados para avançar à segunda fase da competição. Na primeira rodada, o São José visita o Tombense-MG, o Caxias recebe o Athletic Club-MG, e o Ypiranga joga contra o CSA-AL. A data base para disputa da rodada é dia 21 de abril.


Na Série D, Novo Hamburgo, Brasil-Pel e Avenida estão no Grupo A8, com outras cinco equipes de Santa Catarina e Paraná. Para avançar à segunda fase, as equipes precisam ficar dentro do G4 do chaveamento. A data base para disputa da primeira rodada é na segunda-feira, 29 de abril. O Avenida recebe o Cascavel-PR, o Novo Hamburgo recebe o Barra-SC, e o Brasil-Pel visita o Concórdia-SC.


Acessos e classificações

Na temporada de 2023, a dupla Ca-Ju conquistou os principais objetivos em suas respectivas divisões. Na Série B, o Juventude reverteu o cenário negativo do início da competição, emendou resultados positivos e conquistou o acesso para o Campeonato Brasileiro. Já na Série D, o Caxias conquistou uma vitória fora de casa por 1 a 0 contra a Portuguesa-RJ, nas quartas de final, e garantiu uma vaga na Série C. Com o acesso Grená, o Avenida herdou uma das vagas do Rio Grande Sul para disputar a Série D.


Com as campanhas no Gauchão de 2023, Brasil-Pel, Novo Hamburgo e Avenida, conquistaram as três vagas à Série D para 2024. Os times terminaram em 7º, 8º e 9º, respectivamente. As três melhores equipes da competição têm vaga assegurada para o Brasileirão Série D do ano seguinte. Como os seis primeiros colocados já estavam classificados para outras divisões nacionais, as vagas ficaram o Xavante, com o Anilado e com o Nida.