Futebol Feminino
RS terá pela primeira vez representantes em todas as divisões do Brasileirão Feminino 2024

Leonardo Fister
12 ABR 2024 13:00


O futebol feminino gaúcho vive um dos seus melhores momentos. Em 2024, pela primeira vez, o Rio Grande do Sul tem representantes nas três divisões do Brasileirão Feminino. Na Série A1, as Gurias Gremistas e as Gurias Coloradas já entraram em campo e, nesta segunda-feira (15), às 20h, disputam o primeiro Clássico Gre-Nal da temporada. Na Série A2, as Gurias do Juventude estreiam neste domingo (14), às 15h, contra o São José-SP, em São José dos Campos. Mais tarde, às 15h30, as Gurias do Brasil-Far começam a caminhada no Brasileirão Feminino A3 contra o Fluminense de Joinville-SC na Arena Joinville, em Santa Catarina.


Vale destacar que não é a primeira vez que o estado tem quatro times na disputa do Brasileirão Feminino. Em 2022, Grêmio e Internacional disputaram a Série A1, enquanto Juventude e Flamengo de Tenente Portela jogaram a Série A3, que começou a ser disputada naquele ano. 


Primeiro Gre-Nal da temporada

Pela 5ª rodada do Brasileirão Feminino A1, as Gurias Coloradas e as Gurias Gremistas se enfrentam no Campo do SESC, nesta segunda-feira (15), às 20h, no primeiro Gre-Nal da temporada. As Coloradas chegam para o clássico buscando a primeira vitória na competição e deixar a zona de rebaixamento. O Inter é o 14º colocado com dois pontos. O jogo também marca a estreia do novo treinador da equipe, Jorge Barcellos. As Gremistas, por sua vez, querem a terceira vitória no campeonato e entrar no G4. A equipe treinada por Thaissan Passos ocupa a 8ª posição, com seis pontos. 


Em busca do acesso à elite

Após conquistarem o acesso em 2023, as Gurias do Juventude estreiam no Brasileirão Série A2 neste domingo (14), às 15h, diante do São José-SP no Estádio Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. As Jaconeras, treinadas por Luciano Brandalise, estão no Grupo A, ao lado de Desportiva Taubaté-SP, Athletico Paranaense, Bahia, Doce Mel-BA, Minas Brasília-DF, Mixto-MT e São José-SP. Nesta primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único dentro dos grupos. As quatro melhores de cada chave garantem vaga nas quartas de final. Os quatro últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para Série A3. As semifinalistas garantem o acesso à Série A1.


Por uma vaga na A2

As Gurias do Brasil-Far estreiam neste domingo (14), às 15h30, diante do Fluminense de Joinville-SC, na Arena Joinville. O Brasileirão Série A3 será disputado em cinco fases eliminatórias, com as equipes se enfrentando em duelos de ida e volta. Assim, as Gurias das Castanheiras voltam a enfrentar as catarinenses no dia 27 de abril, às 15h30. O estádio ainda não foi definido. Quem passar enfrenta o vencedor do confronto entre Operário-MS e Coritiba-PR. O time treinado por Leonardo Antunes volta a jogar uma competição nacional após três anos. Em 2020 e 2021, as Gurias das Castanheiras disputaram a Série A2. Para conquistar o acesso, o Brasil-Far precisa chegar até às semifinais.