Zeca levanta a taça
São José vence Grêmio nos pênaltis e conquista o título do Gauchão Sub-20 A1

Leonardo Fister
27 NOV 2024 19:55

Zeca bateu o Grêmio por 4 a 3 nos pênaltis e ficou com a taça | Foto: Max Peixoto/FGF

O São José é campeão do Gauchão Sub-20 A1. A conquista veio após o Zeca vencer o Grêmio por 4 a 3 nos pênaltis, depois de uma vitória por 1 a 0 no tempo normal, pelo jogo de volta da final, disputado no Estádio Francisco Novelletto. Como o duelo de ida havia terminado com vantagem Tricolor por 1 a 0, o triunfo do São José levou a decisão para as penalidades. Com bola rolando, Jovane marcou o gol da equipe da Zona Norte de Porto Alegre. O título inédito do Zeca vem após uma campanha de 10 vitórias e duas derrotas. Em 12 jogos, foram 19 gols marcados e sete sofridos. 


O jogo:

A primeira etapa foi de bastante equilíbrio, com os dois times buscando o ataque. O Grêmio criou a primeira oportunidade aos 16. Gabriel Mec recebeu na esquerda, finalizou e Édson Júnior segurou firme. O São José chegou aos 33. Pedro Pedra arrematou de fora da área e a bola passou à direita da meta. Aos 34, um torcedor passou mal na arquibancada e a partida foi paralisada para entrada da ambulância e atendimento do torcedor. Após cinco minutos de paralisação o jogo foi retomado. Pouco depois, o lateral-esquerdo gremista Wesley Costa foi expulso por conta de uma falta em Prado, deixando o Tricolor com um jogador a menos. 


No segundo tempo, o Zeca tentou aproveitar a vantagem numérica e sair mais para o ataque. A equipe gremista, por sua vez, se defendia e tentava explorar os contra-ataques para levar perigo. Aos 11 minutos, Viery cruzou da direita, Gabriel Mec cabeceou e Édson Júnior defendeu. Aos 15, o São José respondeu com um arremate de Pedro Pedra, que passou à esquerda do gol de Cássio. Até que aos 42, o Zeca conseguiu balançar a rede. Prado cruzou da direita e Jovane chutou de primeira para abrir o placar. Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis.


Título inédito nos pênaltis

Nas penalidades, Pedro Pedra, Marcelo, João Garcia e Marquinhos anotaram para o Zeca, enquanto Rhuan parou no goleiro Cássio. O Grêmio marcou com Karele, Kaick e Araújo. Porém, Viery carimbou o travessão e Guga, na última cobrança, acertou a trave, decretando o título inédito do Zeca.  


Max Peixoto / FGF