São José foi campeão após vencer nos pênaltis por 4 a 2 | Foto: Enoc Júnior/FGF
O São José conquistou o título da Copa FGF - Troféu Zagallo na noite deste domingo (24). A conquista veio após a vitória por 4 a 2 nos pênaltis sobre o Ypiranga, após vencer por 1 a 0 no tempo normal, em duelo disputado no Estádio Francisco Novelletto. Como o jogo de ida havia terminado com vitória por 2 a 1 do Canarinho, o triunfo por um gol de diferença do Zeca levou a decisão para as penalidades. Durante os 90 minutos, Rene marcou para o São José.
O Zeca encerra a Copa FGF com uma campanha de sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Em 12 jogos, foram 20 gols marcados e nove sofridos, fechando com a melhor defesa da competição. Além disso, o São José vai disputar o título da Recopa Gaúcha 2025 e garante uma vaga na Copa do Brasil 2025.
O jogo
Precisando vencer, o São José adotou uma postura ofensiva na primeira etapa. Aos 22 minutos, Rene recebeu cruzamento da direita e cabeceou sobre a meta. O Ypiranga respondeu aos 30. João Felipe deu assistência para Galego, que chutou forte e Fábio Rampi defendeu em dois tempos. Até que aos 44, o Zeca tirou o zero do placar. Após cobrança de lateral, Renê aproveitou uma sobra na pequena área e finalizou para as redes, abrindo o placar.
Na segunda etapa, o Canarinho quase chegou ao empate. Aos oito, Heitor chutou da entrada da área e mandou com perigo sobre o gol. Aos 17, o São José teve a oportunidade de anotar o gol do título. Carrilho fez jogada individual, invadiu a área e arrematou, mas Edson fez grande defesa. Até o final do segundo tempo, as duas equipes criaram chances, mas o placar permaneceu igual e a decisão foi para os pênaltis.
Fábio Rampi brilha nos pênaltis
Nas penalidades, Fábio Rampi, Giovane Gomez, Danielzinho e Rene marcaram para o São José. O Ypiranga anotou com Jean Pyerre e Valber Júnior. Porém, o goleiro Fábio Rampi defendeu os chutes de William Gomes e Gedeilson, garantindo a conquista do Zeca.