A luta pelo acesso ao Gauchão Série A2 2024 entra nos seus capítulos finais. Neste domingo (19), quatro times começam a disputa dos jogos de ida das semifinais do Gauchão Série B. Às 15h, na Arena Cruzeiro em Cachoeirinha, o Cruzeiro recebe o Gramadense. Mais tarde, às 16h, o Igrejinha enfrenta o Futebol Com Vida no Estádio Alberto Carlos Schwingel, em Igrejinha. As duas partidas serão transmitidas gratuitamente pela FGF TV.
Cruzeiro x Gramadense
O duelo entre Cruzeiro e Gramadense colocará frente a frente não apenas as duas equipes invictas, mas também o melhor ataque e a melhor defesa da competição. O Estrelado encerrou a primeira fase na liderança do grupo B com 16 pontos. Foram cinco vitórias e um empate. Nas quartas de final, um empate sem gols e uma vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo garantiram uma vaga nas semifinais. Uma das apostas do Cruzeiro para conquistar o acesso é a força defensiva. A equipe tem a melhor defesa do campeonato, com apenas dois gols sofridos em oito jogos. O Gramadense, por sua vez, fechou a fase de grupos na liderança da chave C com 16 pontos. Assim como o adversário deste domingo, a equipe venceu cinco partidas e empatou uma. Nas quartas de final, o Tricolor de Gramado eliminou o Cruz Alta com duas vitórias (1 a 0 no jogo de ida e 4 a 0 no duelo da volta). Para garantir o acesso à Série A2, o Gramadense aposta no desempenho ofensivo. O time tem o melhor ataque do Gauchão Série B com 22 gols.
Igrejinha x Futebol Com Vida
Às 16h, será a vez de Igrejinha e Futebol Com Vida medirem forças. Após um hiato de seis anos, quando foi semifinalista em 2017, o Tricolor do Paranhana voltou a disputar a Série B. Na etapa classificatória, a equipe ficou na vice-liderança do grupo C com 11 pontos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota. Nas quartas, o Igrejinha venceu o São Borja por 4 a 0 na ida e perdeu por 2 a 1 no jogo de volta, garantindo a vaga no placar agregado. Para sair em vantagem na disputa pelo acesso, o clube aposta no fator casa. Afinal, nas últimas três partidas no Alberto Carlos Schwingel, foram três vitórias por goleada e sem sofrer gols. Já o Futebol Com Vida disputa o campeonato pela primeira vez na sua história. Durante a primeira fase, o clube somou 12 pontos e fechou na vice-liderança do grupo B, com quatro vitórias e duas derrotas. Nas quartas, o Futebol Com Vida passou pelo Riograndense com triunfos de 2 a 0 na ida e 4 a 0 na volta. Um dos trunfos do Futebol Com Vida para ficar mais perto do acesso é o bom retrospecto como visitante. Nos últimos três jogos fora de casa, foram três vitórias, oito gols marcados e nenhum sofrido.