Time do Senegal é bicampeão da Copa dos Refugiados

Organização da competição teve apoio da FGF

04 JUN 2018 15:00


Fotos: Maria Ana Krack/PMPA

Um jogo difícil, disputado minuto a minuto, mas decidido só nos pênaltis. Assim foi a final da Copa dos Refugiados, entre os times do Líbano e do Senegal, no final da tarde deste domingo, 3, no estádio Beira-Rio. O vencedor foi o Senegal, que se tornou bicampeão da competição com o gol do camisa 6 Osumano Thian. O técnico do time, Serizne Mamiorgon, tinha certeza da vitória. “Sabia que ganhava. Time forte, mas importante no evento, é a alegria deste encontro de todos estes povos. A gente pode se encontrar e conversar”, disse com sotaque francês. Os jogadores do time vencedor moram em Caxias do Sul há três anos.

A Prefeitura de Porto Alegre apoiou o evento, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), que viabilizou, entre outros, a arbitragem de todos os jogos. O vice-prefeito Gustavo Paim entregou a taça aos campeões e destacou o significado de confraternização do evento. “Porto Alegre é uma cidade acolhedora, e a copa dos refugiados demonstra bem a integração entre os povos que temos aqui. A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, tem um trabalho de atendimento especializado no Sine para inserção dos imigrantes no mercado de trabalho. Também abriu um edital para seleção de Organização da Sociedade Civil, que prestará apoio no Centro de Referência a Imigrantes de Porto Alegre.”

Na segunda-feira, 28 de maio, foi publicado no Diário Oficial do município o Edital de Chamamento Público para seleção da Organização da Sociedade Civil. Será firmado um termo de colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte com a organização escolhida, válido por um período de 12 meses. As interessadas devem entregar a documentação no dia 27 de junho, às 14h, na sede da Diretoria de Direitos Humanos (rua dos Andradas, 1643, 6º andar). Confira o edital aqui

Copa dos Refugiados - A segunda edição da Copa dos Refugiados em Porto Alegre teve a participação de oito nacionalidades: Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela, envolvendo aproximadamente 120 atletas amadores. O melhor jogador da Copa foi o angolano Edson Gomes, que está no Brasil há três anos, estuda engenharia cartográfica e é agrimensor na Unisinos. Gomes iniciou estágio na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos na semana passada. “Sonhei em ser jogador, agora não penso mais, pois não tenho mais idade”. Edson está há quatro anos no Brasil e, após a formatura, retorna a seu país de origem.

Clique na imagem e confira galeria de fotos do primeiro dia de competição, em que os jogos as quartas de final foram realizadas sábado, dia 2, no estádio Passo D'Areia (fotos do EC São José):

Copa dos Refugiados 

O vencedor da etapa de Porto Alegre disputará a Copa do Brasil de Refugiados, um quadrangular que envolverá também os vencedores do torneio regional a ser realizado em São Paulo (em julho) e no Rio de Janeiro (em agosto), assim como um time misto, composto por refugiados de diferentes nacionalidades.

A etapa de Porto Alegre da Copa dos Refugiados já está em seu segundo ano e é realizada pela ONG África do Coração, em parceria com a Ponto Agência de Inovação Social. São apoiadores do projeto a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Associação Antônio Vieira, Sport Club Internacional, Esporte Clube São José, Federação Gaúcha de Futebol, Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte, Beat Conteúdo e Relacionamento, Agência Matriz, Fuerza Studio, Uniritter e Sociedade Libanesa. A patrocinadora oficial da etapa de Porto Alegre da Copa do Brasil de Refugiados é a marca de arroz SunRice.

História - A Copa dos Refugiados surgiu em 2014, na cidade de São Paulo, uma iniciativa da ONG África do Coração, com o apoio da Acnur. O evento reflete um projeto de integração de pessoas refugiadas por meio do esporte, envolvendo refugiados que representam seus países de origem e buscam promover suas culturas, talentos e conhecimentos.