Gauchão Ipiranga 2023
Vantagem na semi, vaga no G-4 e luta contra o rebaixamento: o que está em jogo na última rodada do Gauchão

Leonardo Fister
10 MAR 2023 13:45

Todos os jogos da última rodada do Gauchão Ipiranga 2023 serão disputados neste sábado (11), às 16h30


A última rodada do Gauchão Ipiranga 2023 será disputada neste sábado (11). Todos os seis jogos começam às 16h30. E como não podia deixar de ser, as partidas prometem muita emoção. Afinal, os times ainda lutam por vantagem nas semifinais, vaga no G-4 e fuga do rebaixamento. 


CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO


Confira os jogos e os cenários da última rodada


Ypiranga x Grêmio - Estádio Colosso da Lagoa 

 

Com 28 pontos, o Grêmio já está garantido nas semifinais e na liderança do Gauchão. Agora, o Tricolor busca manter a invencibilidade na competição diante do Ypiranga. O Canarinho, por sua vez, é o terceiro colocado com 17 pontos e já está garantido na próxima fase. Mas caso vença o Grêmio e o Inter perca ou empate com o Esportivo, a equipe de Erechim subirá uma posição na tabela e garantirá a vantagem de decidir as semifinais em casa. 


Internacional x Esportivo - Estádio Beira-Rio


As duas equipes vivem situações opostas na tabela de classificação. O Inter tem 19 pontos e já está garantido nas semifinais. Porém, o Colorado quer assegurar a vice-liderança. Para isso, precisa vencer o Esportivo. Se empatar ou perder, o alvirrubro tem de torcer por tropeços de Ypiranga e Caxias para não perder posições. Já o time de Bento Gonçalves, 11º colocado com seis pontos, não tem outra alternativa a não ser vencer para escapar do rebaixamento. Além da vitória, o Esportivo depende de um tropeço do São Luiz diante do Aimoré. 


Novo Hamburgo x São José - Estádio do Vale


Com a vitória no clássico do Vale na última rodada, o Novo Hamburgo espantou de vez a ameaça do rebaixamento. Na oitava colocação, com 11 pontos, o Noia quer vencer o São José para tentar conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2024, além de uma vaga na próxima edição da Copa do Brasil. Enquanto isso, a equipe de Porto Alegre não tem mais chances de alcançar as semifinais. Na sétima colocação com 13 pontos, o Zeca também busca a vitória para seguir na briga por um lugar na Copa do Brasil 2024. 


Juventude x Brasil-Pel - Alfredo Jaconi


Invicto há quatro jogos no Estadual, o Juventude chega para a última rodada com chances matemáticas de garantir uma vaga no G-4. Na quinta posição, com 14 pontos, o Papo precisa vencer o Brasil-Pel, torcer por uma derrota do Caxias contra o Avenida e tirar uma diferença de cinco gols no saldo para se classificar. Já o Brasil-Pel é o sexto colocado com 13 pontos. Na última rodada, o Xavante venceu o São Luiz e assegurou a permanência na elite do Gauchão. Além disso, o time vem embalado após conquistar uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil na noite da última terça-feira.


Avenida x Caxias - Estádio Eucaliptos


Livre do risco de rebaixamento, o Avenida agora busca um lugar na Série D do Brasileirão e também na Copa do Brasil de 2024. Para seguir com chances, o Nida, que ocupa a nona posição com 10 pontos, precisa vencer o Caxias e torcer por resultados paralelos. O time Grená é o quarto colocado com 17 pontos e precisa apenas de um empate para seguir no G-4. Porém, a equipe de Caxias do Sul pode chegar à vice-liderança se vencer o Avenida. Para isso, depende de tropeços do Ypiranga e do Internacional. Em caso de revés, o time pode perder a vaga se o Juventude vencer o Brasil-Pel e tirar uma diferença de cinco gols no saldo. 


São Luiz x Aimoré - 19 de Outubro


Neste confronto as duas equipes lutam para escapar do rebaixamento. O São Luiz, décimo colocado com sete pontos, precisa apenas de uma vitória para permanecer na elite. Se empatar, terá de torcer para que o Esportivo não vença o Inter no Beira-Rio. Já o Aimoré, em 12º lugar com quatro pontos, também tem que vencer e contar com um tropeço do Tivo se quiser escapar do rebaixamento.