A Federação Gaúcha de Futebol - FGF, em conjunto com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, vai promover mais uma ação de Letramento Básico Antirracista para atletas, membros de comissões técnicas e coordenadores das categorias de base dos clubes gaúchos. O evento será nesta terça-feira (24), a partir das 14h, no auditório da FGF. A primeira edição ocorreu em novembro de 2023.
Durante o encontro serão realizadas dinâmicas, apresentação de vídeos e palestras com a psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros, e a socióloga da Odabá, Nina Fola.
A iniciativa faz parte projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, desenvolvido pela FGF, com o apoio da Odabá, que busca tornar o futebol gaúcho referência na luta antirracista. A presença de coordenadores e atletas é de extrema importância para ajudar na difusão de ações e práticas contra o racismo dentro do futebol e da sociedade em geral.
Cartilha de Letramento
Em 2023, FGF e Odabá lançaram a cartilha "Letramento Básico por um Futebol Antirracista", que tem como público-alvo os jovens das categorias de base. O objetivo é conscientizar os jogadores sobre a importância do tema desde a etapa de formação.
Confira a cartilha no link abaixo: