Futebol Feminino
FGF realiza lançamento do Gauchão Feminino 2022

Lucas Rizzatti
14 JUL 2022 20:50

FGF lança oficialmente o Gauchão Feminino 2022 - Crédito: Max Peixoto / FGF


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou na noite desta quinta-feira (14) o evento de lançamento do Gauchão Feminino 2022. Estiveram presentes na sede da entidade, em Porto Alegre, atletas das dez equipes participantes, dirigentes, apoiadores e jornalistas, para conhecer os detalhes da competição marcada para começar em 31 de julho.

RELEMBRE COMO FOI O MEDIA DAY

Esta edição está repleta de novidades. Uma delas é o retorno dos naming rights ao campeonato. Em uma extensão da parceria já firmada no Gauchão masculino entre FGF e Ipiranga, a empresa será também a patrocinadora master da principal competição feminina do estado. Com mais de 80 anos de história, a Ipiranga, uma das maiores redes de distribuição de combustíveis do Brasil, reafirma sua confiança no futebol gaúcho.

Todos os jogos terão transmissão ao vivo. A FGF TV transmitirá as partidas das fases classificatórias, das semifinais e ainda a disputa do terceiro lugar. Os dois duelos da grande final serão transmitidos pela RBS TV, em TV aberta, e pelo SporTV, na TV fechada.

O presidente da FGF, Luciano Hocsman, destacou a importância dos apoiadores para o incentivo ao futebol feminino e também lembrou a conversa que teve com jogadoras dos clubes participantes na última semana, em um dos momentos mais emocionantes do Media Day promovido pela FGF.

- Aquelas meninas que estavam na minha sala demonstraram algo que nunca podemos perder: a paixão pelo jogo, a paixão pelo esporte. Fazer da bola uma amiga. Saber combinar paixão e profissionalismo - salientou Hocsman. - Um dos nossos compromissos de gestão é fortalecer cada vez mais o futebol feminino, através de parcerias que valorizem a modalidade. Agradecemos pela confiança e por apostarem nessas meninas que fazem história no Rio Grande do Sul.



Confira o regulamento

São dez equipes em busca do título, com duas fases classificatórias. Inicialmente, oito equipes serão divididas em dois grupos, em jogos de turno e returno. Classificam-se as duas melhores colocadas de cada chave.

Grupo 1 – E.C. Flamengo, Adergs, Elite C.D. e Guarany
Grupo 2 – Brasil-Far, S.C Oriente, Vidal Pro e E.C. Juventude

Na segunda fase, as quatro classificadas somam-se a Grêmio e Internacional para a disputa de um hexagonal, com jogos em turno único. Classificam-se as quatro melhores colocadas para as semifinais, realizadas em sistema de ida e volta. A final também será disputada em dois jogos. O duelo valendo o terceiro lugar será em partida única.

Max Peixoto/FGF e Angelo Pieretti/FGF