
Preparador Cristiano Nunes na FGF | Foto: Max Peixoto/FGF
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF promoveu na noite desta terça-feira (19) mais uma edição do projeto FGF Conecta. A Otimização do Desempenho Físico foi o tema central da palestra do profissional Cristiano Nunes, preparador físico da Seleção Brasileira e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Realizado no auditório da FGF, o evento teve a mediação do professor Elio Carravetta, especialista em Ciência do Esporte.
O presidente da FGF, Luciano Hocsman, e sua diretoria fizeram questão de receber o preparador físico Cristiano Nunes e o professor Elio Carravetta. Além de desejar boas-vindas e agradecer pela disponibilidade, também presentearam o profissional da Seleção Brasileira com uma camisa comemorativa da Seleção Gaúcha de 1972.
TEMAS ABORDADOS
Com a presença de estudantes e profissionais da área da Educação Física, a palestra abordou assuntos como evolução da estrutura dos clubes, informação, tecnologia, inovação, planejamento do trabalho em clubes e Seleção, rotina, recuperação de atletas, cuidados especiais, carga de treinos, excesso de jogos e tempo de descanso, entre outros.
- No início da minha carreira, a gente demorava muito tempo para colher os dados e as informações necessárias. Hoje, a informação é muito rápida. A velocidade com que as novas pesquisas chegam a você, seja em cursos on-line ou estudos dentro de casa, realmente facilita o aprendizado - destacou Cristiano Nunes.
ESTRUTURA E TECNOLOGIA
A evolução em estrutura e tecnologia ao longo dos anos colocou o Brasil entre os melhores centros de preparação física do mundo.
- O fato de você ter nos clubes hoje uma boa estrutura de trabalho, profissionais extremamente competentes em suas respectivas áreas e processos metodológicos bem definidos, faz o clube não fugir da sua linha de pensamento, da sua ideologia, mesmo com toda a pressão externa por resultados. Isso precisa estar bem definido para que não haja mudança brusca quando muda a comissão, por exemplo - explicou Nunes.
ATIVAÇÃO NEURAL E MUSCULAR
Outro tema proposto pelo professor Carravetta e comentado pelo preparador da Seleção foi a ativação neural e muscular:
- O treinamento do futebol hoje é muito mais neural do que muscular. Estamos falando em cognição, emoção, adaptações neurais, treino de repetição para criar memória motora. Hoje, muitas vezes, isso é desprezado na preparação - afirmou o professor Carravetta.
- Os estímulos musculares são extremamente importantes também. Porém, o que mais toma conta dos treinamentos é fazer com que o atleta tome decisões mais rápidas dentro de campo, consiga reagir de forma mais ágil. Essa tomada de decisão é muito estimulada nessas atividades principais. É uma área nova e isso tem sido muito estudado e pesquisado - contou o preparador da Seleção Brasileira.
Durante o evento, o público participou fazendo perguntas e debatendo sobre os temas apresentados, em mais uma ação da FGF voltada para o desenvolvimento do futebol gaúcho.
PROJETO FGF CONECTA
O projeto FGF Conecta, lançado em 2021, sob coordenação dos professores Ademir Calovi e José Cicero Moraes, tem o intuito de compartilhar conhecimento e conectar clubes, dirigentes, torcedores e público em geral. Além disso, busca capacitar os profissionais que atuam nos clubes gaúchos, visando o aperfeiçoamento dos processos através da troca de experiência com especialistas de alto nível do futebol brasileiro.