Engajamento
Plano de treinamento à distância da CEAF/RS completa três meses com adesão recorde

Pedro Trindade
13 JUL 2020 19:04

Crédito: Max Peixoto / FGF

Apresentado oficialmente em 13 de abril, o programa de aprimoramento técnico à distância da CEAF/RS completa três meses em franco crescimento. A adesão de árbitros e assistentes já se aproxima da marca de 90% - a maior desde o início do projeto. Ao todo, são 210 profissionais registrados no quadro da Federação Gaúcha de Futebol.

O treinamento consiste em uma série de provas online, com lances ilustrados em vídeo. Cada teste tem dez questões e aborda uma regra específica do futebol. Os participantes têm 20 minutos para resolver e entregar a tarefa.

CEAF/RS vai valorizar assiduidade em programa de treinamento
CEAF/RS celebra resultados do programa de treinamento à distância

Até agora, foram aplicados sete exames. Os temas abordados foram impedimento, faltas simples, faltas táticas, bola na mão e mão na bola, uso faltoso do braço, medições do campo e das goleiras e posicionamento correto do quarto árbitro.  

Não foi, no entanto, apenas o número de participações que aumentou. A média de acertos por prova também apresentou evolução.

“Houve um crescimento grande em questão de nota de teste para teste. Eles estão treinando e o treinamento está dando resultado. É extremamente satisfatório”, celebra Luiz Fernando Gomes Moreira, presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol.

Para a próxima semana, está prevista mais uma avaliação teórica. As provas seguirão sendo aplicadas mesmo com a retomada do Gauchão Ipiranga 2020. O objetivo da Comissão é alcançar pelo menos 190 participações e média de oito acertos.

A CEAF/RS vem realizando três encontros virtuais por semana - às segundas, terças e quintas-feiras - com membros técnicos, instrutores e técnicos. Algumas videoconferências contam, ainda, com a presença de delegados de arbitragem do Interior do Estado.