Grandes jogos. Feitos históricos. Campeões inéditos. A temporada 2024 do futebol gaúcho foi marcante. No primeiro semestre, o São Luiz faturou o título inédito da Recopa Gaúcha e o Grêmio conquistou um histórico heptacampeonato do Gauchão. Na segunda metade do ano, o Monsoon ficou com a taça do Gauchão Série A2 e disputará a elite Estadual pela primeira vez. Outro campeão inédito foi o Gramadense, que ergueu o caneco do Gauchão Série B. Por fim, a Copa FGF, que homenageou a memória de Mário Zagallo, foi conquistada pelo São José.
Vale destacar também os acessos de Pelotas e Real SC. O Lobo voltará a disputar a primeira divisão do Campeonato Gaúcho em 2025, enquanto o Leão do Litoral Norte vai jogar o Gauchão Série A2 na próxima temporada. Portanto, chegou a hora de relembrar como foram as competições profissionais disputadas no Rio Grande do Sul em 2024.
Recopa Gaúcha Esportes da Sorte
A primeira taça da temporada foi erguida pelo São Luiz. O Rubro venceu o Grêmio por 2 a 0, no Estádio 19 de Outubro, e conquistou o título inédito da Recopa Gaúcha. Bruno Uvini (contra) e Gabriel Pereira marcaram os gols que garantiram o caneco ao São Luiz.
Gauchão Ipiranga
O Grêmio manteve a hegemonia estadual e conquistou um histórico heptacampeonato do Gauchão. A equipe Tricolor foi vice-líder da fase classificatória, com 23 pontos. Depois, superou Brasil-Pel e Caxias para chegar à final. Na decisão, um empate sem gols e uma vitória por 3 a 1 sobre o Juventude asseguraram o 43º Campeonato Gaúcho da história gremista. A equipe porto-alegrense fechou a competição com uma campanha de 11 vitórias, três empates e duas derrotas. De quebra o Grêmio também teve o melhor ataque do Estadual, com 33 gols marcados, os artilheiros da competição, Diego Costa e Cristaldo, com seis gols cada um, e o craque do campeonato, Diego Costa.
No total, 12 equipes disputaram o Gauchão Ipiranga. Em 76 jogos, a rede balançou 165 vezes. Uma média de 2,17 gols por partida.
Gauchão Série A2
Pela primeira vez na sua história, o Monsoon conquistou o título do Gauchão Série A2. O Trovão da Zona Sul fechou a primeira fase na liderança do Grupo B, com 28 pontos. Na fase seguinte, o clube de Porto Alegre superou o União Frederiquense e o Passo Fundo para conquistar o acesso inédito à elite do Gauchão. A outra vaga ficou com o Pelotas, que foi o quarto colocado do Grupo B, com 24 pontos, e depois eliminou Glória e Inter-SM para garantir o acesso. Na decisão, após dois empates em 0 a 0, o Monsoon venceu o Lobo nos pênaltis por 4 a 3 e ficou com a taça. O Trovão da Zona Sul fechou a Divisão de Acesso com uma campanha de nove vitórias, nove empates e duas derrotas. Foram 23 gols marcados e 12 sofridos em 20 jogos.
O Gauchão Série A2 foi disputado por 16 equipes. Foram 270 gols em 126 jogos. Uma média de 2,14 gols por partida.
Gauchão Série B
No Gauchão Série B, a festa foi da Serra Gaúcha, com o Gramadense faturando o título inédito da competição. O Trem da Serra foi o líder do Grupo A, com 11 pontos, na fase classificatória. Em seguida, a equipe de Gramado superou o São Paulo para garantir um lugar no Gauchão Série A2 2025. A outra vaga ficou com o Real SC, que foi vice-líder do Grupo A, com nove pontos, e passou pelo FBC Riograndense para assegurar o acesso. Na decisão, o Gramadense perdeu o jogo de ida, em casa, por 2 a 1. Porém, no duelo da volta, o Trem da Serra venceu por 2 a 0 e ergueu a taça. Ao longo do Estadual, o clube de Gramado venceu cinco jogos, empatou dois e perdeu três. O Gramadense também ficou com o melhor ataque da Série B, com 16 gols marcados.
Ao todo, oito equipes disputaram o Gauchão Série B. Em 30 jogos, a rede balançou 65 vezes. Uma média de 2,16 gols por partida.
Copa FGF - Troféu Zagallo
O torneio que homenageou o ex-jogador e ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo, foi conquistado pelo São José. O Zeca foi o líder da fase classificatória, com 18 pontos. A campanha garantiu ao clube uma vaga direta nas semifinais, onde superou o Gaúcho para chegar à decisão. Na final, a equipe de Porto Alegre enfrentou o Ypiranga. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, o São José venceu o duelo da volta por 1 a 0 e levou o confronto para os pênaltis. Nas penalidades, a vitória por 4 a 2 assegurou o título. O Zeca encerrou a Copa FGF com uma campanha de sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Em 12 jogos, foram 20 gols marcados e nove sofridos, fechando com a melhor defesa da competição. Além disso, o São José vai disputar Recopa Gaúcha 2025 e a Copa do Brasil 2025.
A Copa FGF - Troféu Zagallo foi disputada por nove equipes. Foram 125 gols marcados em 46 partidas. Uma média de 2,71 gols por jogo.
Créditos Galeria:
Gustavo Garbino/FGF
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
William Anacleto/FGF
Israel Cidade/FGF
Enoc Júnior/FGF